Futebol, planejamento e estrutura

Por: Edu | Em: Futebol | 17 de novembro de 2009

Como faz um tempinho que não falamos de futebol por aqui, vamos retomar um assunto, baseado num post que eu fiz na décima rodada do Brasileirão

“Fiquei pensando, estamos na décima rodada e ainda não dá pra ter a menor idéia de quem vai ser o Campeão Brasileiro. Olhando a tabela dá pra arriscar algo entre internacional, Palmeiras, Corinthians entre os principais, Grêmio, Atlético Mineiro e Cruzeiro (mesmo que hoje esteja lá em baixo) correndo por fora, sem falar em times que poderiam engrenar como São Paulo e Flamengo. Mas isso é especulação claro.”

taca-do-campeonato-brasileiro1E eu não estava enganado né?, já que de todos os times citados exceto o Corinthians que por já estar na Libertadores relaxou e do Grêmio que desandou na reta final, os outros citados estão nas primeiras posições. Mas porque será que estes times estão ai? A resposta é simples: planejamento e estrutura. Não se chega às primeiras posições do Campeonato Brasileiro na sua reta final por mero acaso. Há anos equipes como Internacional, Cruzeiro e São Paulo mostram mais de que bons times, mas uma estrutura que permite que suas equipes estejam sempre entre as melhores do país e focadas apenas no futebol e não em brigas de egos nos bastidores . Eu to falando de centro de treinamento adequado, contratações bem pensadas, diretorias que pensam em pról do clube e não em ganhar status e dinheiro por dirigir uma equipe.

Flamengo e Corinthians conseguem figurar lá entre os primeiros vez ou outra mas com aquele tipo de investimento a curto prazo, que te dá um time bom por 1 ou 2 anos e depois se desmonta e vira aquele Deus-nos-Acuda. Mas até da pra entender a pressão que sofrem os dirigentes desses dois times de massa, entender mas não justificar a bagunça que é os dois times. Vejo até um certo esforço de ambas as partes pra melhorar estruturalmente suas gestões, mas ambos ainda tem muito o que aprender. O Vasco parece que está no caminho certo também, mas Fluminense e Botafogo me dão vergonha.

Muita equipe que já foi grande hoje em dia não é nem sombra do que foi no passado como Atlético Paranaense, Bahia, Vitória, Santa Cruz e até mesmo o Santos. O Goiás é um time que aos poucos também vem se estabilizando e aprendendo a planejar times competitivos.

Mas tem muita equipe por ai que tem muito o que aprender, e enquanto isso não acontecer os títulos serão cada vez mais restritos a um pequeno grupo de times que se organiza e assim crescem cada vez mais, e se tornam cada vez mais poderosos. Exatamente como acontece nos grandes campeonatos no exterior.

Deixe seu comentário