Cientistas apontam a razão que faz os homens dormirem após o sexo

Por: Edu | Em: Notícias | 03 de agosto de 2012

Uma pesquisa que envolveu a digitalização dos cérebros de homens durante e após o orgasmo descobriu que o córtex cerebral – que desempenha um papel vital na consciência de atenção, e sensibilização perceptual – se desliga quase que imediatamente após o orgasmo. Serge Stoleru, cientista francês, disse que a pesquisa oferece os primeiros sinais do que acontece no cérebro masculino durante o sexo. Ele disse ao Sunday Times que para as mulheres acontece diferente. “Elas não parecem ter um período refratário tão forte e por isso se perguntam por que o parceiro pensa imediatamente em descansar”, disse.

O estudo também mostrou que o cérebro desliga quase todo o desejo sexual após o orgasmo. Os homens passam a ter os seus cérebros inundados com substâncias químicas de indução do sono, como a serotonina. Em 2005, pesquisadores descobriram que a corrida de sangue depois do clímax esgota os músculos de energia produtora de glicogênio. Como os homens geralmente têm maior densidade de massa muscular do que mulheres, ficam mais cansados depois do sexo.

Dr. Neil Stanley, diretor da University of Surrey, disse que os homens não os únicos culpados. “Os seres humanos são os únicos animais em que o sono e o sexo estão ligados e, por isso, há razões científicas do motivo pelo qual os homens se sentem cansados após o sexo”, disse. A pesquisa mostrou que a maioria dos homens que se sentem mais relaxados logo após o ato.

No estudo, 80% dos homens disseram que se sentiam capazes de divagar sem problemas depois do sexo, em comparação com apenas 46% das mulheres.

Fonte: Terra

Deixe seu comentário