Haka são danças típicas do povo Maori. Geralmente demonstram a paixão, o vigor masculino e a identificação com a raça. É usada tanto para dar boas vindas a visitantes quanto de tribos inimigas.

Atualmente o Haka é conhecido mundialmente pela performance de intimidação no início dos jogos de Rugby da seleção da Nova Zelândia (All Blacks), que costuma antes de seus jogos executar uma haka específica chamada Ka Mate.

Antés da dança, o chefe que conduz a dança grita aos companheiros um refrão de incitamento, coisa que no caso dos All Blacks é feita pelo jogador de sangue maori mais velho, nāo sendo este necessariamente capitāo da equipe. As palavras são utilizadas nāo só para incitar quem está realizando a dança, mas também para recordar-se o comportamento correto durante a mesma. Muitas vezes o tom utilizado para gritar o refrāo é o mesmo utilizado no curso de toda a exibiçāo, ou seja, quanto mais agressivo, feroz e brutal, mais vai incentivar o grupo – e intimidar o adversário.

Recentemente, um vídeo mostrando o haka em uma festa de casamento viralizou, e já foi visto milhões de vezes na web. A dança foi feita durante a festa de casamento de Aaliyah e Benjamin Armstrong na cidade de Auckland. A apresentação, organizada pela família do noivo – que é da etnia maori -, emocionou a noiva e a levou às lágrimas.

Aaliyah, de 21 anos, disse à BBC que a haka foi uma demonstração de respeito por parte do padrinho e da família do noivo. A dança, com seus tradicionais gestos fortes, expressões faciais e gritos, foi liderada pelo irmão de Benjamin.

“Eu não estava planejando participar até que uma madrinha começou. Senti que tinha de retribuir o amor e o respeito. Eu fiquei muito emocionada mesmo”, disse a noiva. O casal postou o vídeo online para ser visto por amigos e ficou surpreso com a popularidade alcançada pela gravação. Veja o vídeo:

Fonte: BBC

386