Testosterona Corp.

Nosso parceiro Clubeer, o maior clube de cerveja do Brasil, caprichou na seleção de cervejas especiais pra setembro. Se você ainda não é assinante, está perdendo rótulos sensacionais a cada mês.

Só pra você ter uma ideia, falei um pouco aqui de cada cerveja que recebi no Kit Gambrinus esta semana, estilo, história e, claro, sugestão de harmonização:

1-weihenstephanerWeihenstephaner 1516 (KellerBier – Alemanha)

 
A Weihenstephan é a cervejaria mais antiga do mundo, desde 1040. Localizada no topo da colina que leva seu nome, a Cervejaria – construída por monges – já sofreu algumas reconstruções durante as guerras medievais. No início, suas atividades consistiam em plantar lúpulo e produzir cerveja para consumo próprio.
 
Isso logo mudou e hoje é uma das mais importantes do cenário mercadológico. Inclusive, abriga em suas instalações, a Universidade Técnica de Munique, que possui o maior acervo de leveduras do mundo, e abastece diversas cervejarias ao redor do globo. Também é considerado o centro mais conceituado de formação de mestre-cervejeiros, sendo referência mundial e chegando até aqui no Brasil, através de uma das escolas cervejeiras do país.
 
A Weihenstephaner 1516 é uma edição sazonal da cervejaria. Sob o estilo kellerbier, apresenta boa formação e estabilidade de espuma. No aroma e sabor, notas de pão, cereais, fermento e malte. O lúpulo aparece em segundo plano e arremata as notas de mel e frutas amarelas, completando a análise sensorial. Uma cerveja leve, fácil de beber e bastante refrescante.
 
Para acompanhar, nossa sugestão de harmonização é uma porção de salsichão Tipo Bratwurst. Notas em semelhança do malte e da doçura da carne, além de ser um conjunto cultural, muito consumido na Alemanha. O lúpulo suave serve como agente cortante do sabor mais intenso do salsichão. Uma delícia!
 

 

2-bierland-doppio-maltoBierland & Doppio Malto 1516 (RauchBier – Brasil)

 
A Bierland é uma cervejaria catarinense que vem conquistando o mercado nacional de forma exponencial, angariando para si, prêmios importantes nos festivais brasileiros. Desde 2003, a cervejaria, que em alemão quer dizer “Terra da Cerveja”, tem criado exemplares que homenageiam todas as escolas cervejeiras e nessa edição especial, se juntou à cervejaria italiana Doppio Malto para brindar a famosa lei da Pureza de 1516, que este ano completou 500 anos, a chamada Reinheitsgebot.
 
A Bierland 1516 é uma cerveja do estilo alemão rauchbier. Visualmente, uma cerveja de média formação e estabilidade de espuma. No aroma, notas importantes de maltes defumados, em equilíbrio com as notas caramelizadas lembrando mel e melaço. O lúpulo vem em segundo plano, de maneira sutil e harmoniosa. O estilo escolhido tem um motivo: há 500 anos, todas as cervejas tinham um toque defumado, já que o processo de secagem do malte era feito com lenha.
 
Para acompanhar, a nossa sugestão é um delicioso prato italiano: alcachofras à moda romana com torradas. As notas de dulçor do prato ajudam a equilibrar as notas defumadas da cerveja, realçando a doçura de ambos e tornando o conjunto ainda mais saboroso.
 

 

3-de-koninck-triple-d-anversDe Koninck Triple D’Anvers (Belgian Tripel – Bélgica)

 
A Cervejaria “De Koninck” foi fundada em 1833, na fronteira da cidade de Antuérpia com a cidade de Berchem, Bélgica, sendo hoje uma das mais tradicionais cervejarias do país. Nessa região, havia um marco postal, uma pedra que possuía uma mão esculpida, que deu nome e brasão à cervejaria até hoje. Mudando algumas vezes de dono, a De Koninck não perdeu a tradição, qualidade e a referência mundial na produção de cervejas.
 
A De Koninck Tripel Anvers é uma Belgian tripel, estilo clássico da escola belga. Visualmente, é uma cerveja turva, de boa formação e estabilidade de espuma. No aroma e sabor, notas pronunciadas de frutas brancas e amarelas, fermento, condimentos, especiarias – como cravo, canela, páprica e cúrcuma – e lúpulo em segundo plano. A sensação alcoólica arremata o paladar e oferece uma deliciosa sensação de aquecimento picante que persiste até o próximo gole.
 
Para acompanhar tamanha complexidade, a nossa sugestão de harmonização seria um suculento spaguetti carbonara. As notas de dulçor se assemelham – massa e malte. As notas gordurosas se contrapõem ao álcool pronunciado da cerveja, ajudando na limpeza do paladar e oferecendo uma próxima garfada mais suave e interessante.
 

 

4-sumeria-apalitoSuméria APAlito (American Pale Ale – Brasil)

 
A Cervejaria Suméria está no mercado desde 2013. Nasceu da amizade de alguns amigos e desde então tem construído ótimos rótulos sempre priorizando a qualidade dos materiais, respeito aos estilos e irreverência na comunicação de seus rótulos. O nome se dá ao contexto histórico, acredita-se que foi na Suméria, antiga civilização, que a cerveja deu seu primeiro sinal de vida, provavelmente por acidente. Documentos históricos mostram que os sumérios se alegravam com uma bebida fermentada a base de grãos, que muitos anos depois, é a nossa fonte de alegria: a cerveja!
 
A cerveja escolhida deste mês é a Suméria APAlito. Sob o estilo american pale ale, visualmente apresenta boa formação e estabilidade de espuma, coloração turva. No aroma e sabor, notas agradáveis de lúpulo herbal e cítrico, além de malte remetendo a pão, biscoito e mel. Bastante refrescante, oferece um ótimo drinkability que facilita o próximo gole.
 
Para acompanhar, nossa sugestão é um belo bife à milanesa com purê de batatas. O umami da carne se assemelha às notas de lúpulo da cerveja, além do amargor servir como agente de limpeza no paladar por conta da fritura. A doçura da cerveja arremata com a do purê, intensificando os seus pontos em comum.
 

 

copo-ipa
Ahhhhh que sede!!!

 
E lembrando: um motivo que torna o CluBeer uma ótima dica de presente é o fato de ser possível você escolher a duração da assinatura (1, 3, 6 ou 12 meses) e deixar um recado escrito para o presentado. É fácil pra caramba!
 
Além disso, nosso parceiro CluBeer está presenteando todos os nossos leitores com uma taça lindona, que custa R$25,90, mas é presente para os que assinarem até dia 05/10! Basta usar o cupom TESTOSTERONA na tela de pagamento ao fazer sua assinatura e ela virá de presente no seu primeiro kit, na faixa djow!!!
 

 

Acompanhe também essas postagens no meu Instagram: @diegopuccibola

SANTÈ!