De uns anos pra cá, a barba cheia virou meta para muitos homens. Depois de quase esquecidas nas décadas de 1980 e 1990, elas voltaram a ganhar rostos, status e o coração das mulheres. As barbas traduzem diferentes apelos e são sinônimo de estilo, charme, personalidade, sofisticação e virilidade.

Cada vez mais cuidado

Segundo a Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), este segmento direcionado aos cuidados masculinos mais que dobrou de faturamento nos últimos cinco anos, trabalhando hoje com uma expectativa de crescimento de cerca de 80% para os próximos anos.

Michelle Bonfim, dermatologista do Hapvida Saúde, conta o que é preciso fazer para ajudar no crescimento dos pelos mais saudáveis, para ter a barba cheia e bonita. O resultado vem com  tempo, mas os cuidados são diários. Veja:

1 – Mantenha a pele limpa e hidratada

“Na realidade uma barba farta, estilo lenhador, vai depender muito mais da genética do que de produtos que estimulem o crescimento. Mas o ideal é manter a pele limpa e hidratada com produtos apropriados para seu tipo de pele – aqui uma ressalva para as peles acneicas. O uso de ativos que estimulam o crescimento dos pelos não deve ser por conta própria, e sim prescritos pelo médico”, explica a especialista.

2 – Fique atento à alimentação

“Alguns tipos de alimentos ajudam no fortalecimento dos fios e na qualidade da barba, como nozes, castanhas, leite, carne vermelha, abacate, laranja, aveia, linhaça, etc. Na realidade, manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes irá ajudar o bom funcionamento do organismo como um todo e, com isso, melhorar o crescimento dos pelos.”

3 – Pratique exercícios físicos

“O exercício físico ajuda na circulação sanguínea, principalmente os aeróbicos como caminhada e corrida.  Melhorando a circulação, enviamos de maneira adequada os nutrientes para todo o organismo, inclusive para a pele e para os cabelos e barba.”

4 – Não se estresse

“Além de todos esse fatores, um nível de estresse muito alto também pode afetar o crescimento dos pelos. Sempre deve ser feito, antes de qualquer coisa, uma avaliação com o médico para determinar e avaliar a qualidade dos pelos. Inclusive, em alguns casos, pode ser pedido exames para melhor avaliação e tratamento”, finaliza Michelle.

5 – Procure um dermatologista

“As vitaminas ajudam no crescimento dos pelos, de um modo geral as vitaminas A, C, E, B3 e B5 . O ideal é procurar um médico que avalie a necessidade de cada um. Normalmente, o dermatologista é o profissional que deve ser procurado para avaliar a barba, o crescimento, a pele do rosto e que poderá fazer uma avaliação sobre a necessidade de uso de ativos que estimulem o crescimento dos pelos, e que deixe a barba mais bonita e bem cuidada.”