Esta é uma dúvida muito frequente entre os barbudos. Para a maioria, os dois produtos possuem a mesma finalidade, mas não é bem assim. Existe uma enorme variedade de produtos para manter a barba bem cuidada e saudável. Por isso, é comum muitas pessoas ficarem confusas sobre as funções de cada um. Isso acontece principalmente com dois produtos: o balm e o óleo para barba.

O Óleo

A principal função hidratar e nutrir a barba, proporcionando assim maior brilho e vida aos fios. O óleo ajuda também a suavizar os pelos faciais, tornando-os mais maleáveis e evitando o ressecamento. Além disso, muitos óleos possuem fragrância, deixando a barba levemente perfumada.

O Balm

Além de hidratar, tem como função alinhar os fios, dar volume e textura, deixando a barba firme e arrumada. Por não ser absorvido tão rápido com o óleo, o balm confere um resultado mais brilhante.

No geral, o balm é considerado um produto multifuncional, já que hidrata, estiliza e deixa a barba um pouco mais grossa.

De acordo com Renato Lima, os produtos podem ser usados juntos ou separados, dependendo do resultado pretendido. “Para barbas mais curtas, o óleo pode ser a melhor escolha, já que ele apenas hidrata e melhora a saúde dos fios, além de amenizar a coceira típica da fase inicial do crescimento da barba. Já para barbas mais longas, o balm é o ideal, pois além de hidratar, o produto é capaz de moldar a barba, mantendo os fios sob controle”, finaliza.