Quatro grandes novidades foram anunciadas para o novo Cartola FC. Entre elas, um novo visual que melhora a experiência do usuário, tanto na versão para computador quanto para celular; aplicativo com notificações; uma liga chamada Mata-Mata e mais interatividade com as redes sociais.

O lançamento do Cartola FC 2016 aconteceu na quarta-feira (27) no palco principal da Campus Party Brasil, maior encontro de tecnologia do mundo, que acontece esta semana em São Paulo. Estavam no palco Newton Fleury, criador do Cartola, Gustavo Poli, editor-chefe do GloboEsporte.com, Monique Cardone, apresentadora do Programa do Cartola, o especialista em Cartola FC Cassius Leitão, e Felipe Andreoli, apresentador da TV Globo.

cartola-fc-2016
NOVO VISUAL
O maior fantasy game de futebol do Brasil teve ilustrações e escudos reformulados, para deixar com mais cara de game ainda. Menos poluído, agora as estatísticas aparecem só quando você clica no jogador – segundo Newton, uma pesquisa feita por eles revelou que o excesso de números incomodava os cartoleiros. “Mas continua lá, para quem gosta de estatística. Oscilações, preços, rendimento, tudo”, esclarece.

CONECTADO AO FACEBOOK
Para não ter a sensação de “estádio vazio”, você agora vai poder contar para os amigos sobre seu time e saber como eles estão se saindo também. Inclusive, o escudo do time vai aparecer com a foto do perfil do amigo, para você saber de quem é. Logo que você criar a conta, ele vai localizar seus amigos do Facebook. A Liga da Zueira também tem como objetivo deixar a brincadeira mais divertida. “No lugar no ranking, agora terão cards para você zoar os amigos que perdem e tirar onda quando você ganha. E são ilustrações ótimas, que você pode compartilhar no Facebook, Whatsapp, etc.”, explica Newton.

MATA-MATA
A Liga Mata-Mata tem foco no curto-prazo, ou seja, a ideia é ter uma modalidade que não precise de 38 rodadas para determinar um campeão. Será possível jogar um “mini-Cartola” de duas a quatro rodadas, com quatro a 16 jogadores, em confrontos diretos. “Isso é bom para atrair quem não tem tempo para acompanhar, criar estratégias, porque tudo dava muito trabalho”, comemora Andreoli.

MELHORIAS NO CELULAR E CRIAÇÃO DE APLICATIVO
As versões foram otimizadas e agora vai ficar muito mais fácil e “clean” acessar pelo computador (por qualquer browser) e pelo smartphone (iOS e Android). Um aplicativo com notificações também foi criado e é a promessa para salvar o cartoleiros que não conseguem acompanhar a todos os jogos tão de perto. Uma notificação vai avisar quando um atleta está pendurado, lesionado ou ausente da rodada, para evitar o grande problema de escalar um jogador que não estará atuando. “Vai ser quase como um assistente técnico para ajudar a escalar!”, brinca Andreoli.

57