Barton foi um dos jogadores mais “pilhados” que já passaram pela Premier League

Suspenso pela FA (Federação Inglesa) por 18 meses após admitir ter feito apostas ligadas ao futebol, Joey Barton, de 34 anos, antecipou sua aposentadoria.

Meia de carreira errática, Barton nunca se notabilizou pelo primor técnico. Sua principal arma era a língua. E ele fez bom uso dela aos longos dos últimos anos.

Uma das vítimas preferenciais do inglês era Neymar, a quem chamou de “Justin Bieber do futebol”: “Brilhante no velho Youtube, mas é xixi de gato, na verdade”, escreveu certa vez.

Polêmico e “cricri”, Barton irozinou outros astros da bola, como Beckham e Ibrahimovic.

Além disso, seu comportamento como profissional nunca foi dos mais exemplares, tendo se envolvido em brigas em campo e com companheiros do próprio time durante os treinos. Fora das quatro linhas, já foi pivô de uma confusão generalizada em um bar em Liverpool.

Treta era com ele mesmo

Confira algumas das frases mais impactantes de Barton:

“Thiago Silva é operado ou não? A direção para onde ele está indo me confunde. Ele é um homem virando uma mulher ou uma mulher virando um homem? Não consigo entender.”

“Me apresento (ao Neymar) quando ele deixar a liga da selva”

“Você (Ibrahimovic) tem o nariz grande.”

“Beckham é uma estrela fora de campo, mas dentro, honestamente, não é uma grande causa de preocupação. Ele inspira bem menos medo do que quando jogava no Campeonato Inglês. Seria ingênuo de nossa parte focar em Beckham.”

“Maradona foi infinitamente melhor que Pelé.”

2.642