A menos de um ano para a Copa do Mundo da Rússia de 2018, a Adidas lançou as camisetas que irão vestir as seleções de Argentina, Alemanha, Bélgica, Colômbia, Japão, México e Rússia.

Ano após ano, não só a tecnologia nos uniformes evolui, o design também acompanha. Quem não lembra dos shorts curtos de décadas passadas? Das camisetas gigantes dos anos 90? Recentemente, tivemos camisetas com cores fluorescentes, mais justas e com modelos mais minimalistas.

Contudo, para a Copa da Rússia de 2018 a Adidas resolveu ir contra a corrente e fazer a releitura de modelos dos anos 80 e 90. As versões ficaram nostálgicas e refinadas.

Alemanha

A nova camiseta remete a vitoriosa Copa do Mundo de 1990 disputada na Itália em cima da Argentina.

 

Argentina

A atual vice campeã mundial e sulamericana (duas vezes) estará fardada com um uniforme parecido com o de 1990. A similaridade está em suas três listras frontais e no formato da gola. Os argentinos esperam que pare por aí, pois a camiseta antiga foi vice também, ao perder para a campeã Alemanha.

Bélgica

A famigerada seleção belga, buscará ir além de uma geração de ótimos jogadores para usar no FIFA. Para a Copa de 2018, a seleção estará uniformizada com um modelo que remete ao da Eurocopa de 1984.

Espanha

Após uma decepcionante atuação aqui no Brasil, a Espanha estará renovada, seja nos jogadores ou no uniforme. Puyol, Casillas ou Xavi não estarão defendendo La Roja de visual remetente a Copa do Mundo de 94. Mas, poderão ver Sergio Ramos, De Gea e Isco vestir essa bela camiseta.

Rússia

Para a anfitriã a Adidas resolveu trazer um uniforme que remete ao modelo usado nos Jogos Olímpicos de 1988, quando ainda era União Soviética.

Colômbia

Assim como a Alemanha, o uniforme que a seleção colombiana usará na Rússia é um “throwback” ao modelo usado na Copa do Mundo de 1990.

México e Japão

A camiseta do México evoca ao estilo usado no início dos anos 90, para a Adidas o modelo é “a transição perfeita do estádio para a rua”. Já a do Japão baseia-se no artesanato tradicional da técnica de costura Sashiko, que é feita por fios ásperos brancos na base tingida de índigo.

Leia também