Deixar a barba crescer é uma coisa, agora, mantê-la de maneira adequada é outra. Por isso, Russell Manley da Ludlow Blunt, conhecida como a meca das barbearias de Nova York, revelou como manter uma de respeito.

Com que frequência um cara deve cortar a barba?

Não há regularidade definida para cortar barbas. Depende do estilo e da textura do cabelo da barba. Alguns preferem um estilo bem preparado e bem conservado, o que inevitavelmente exige um corte mais freqüente (digamos, de duas em duas semanas), juntamente com o corte diário do pescoço e da bochecha superior.

Outros preferem a variedade de barbas mais “natural”, que pode ser deixada por várias semanas de cada vez sem aparar.

Foto: Reprodução

Qual é o melhor comprimento?

Isso pode variar de acordo com a forma do rosto. De um modo geral, um rosto mais redondo é mais adequado para lados mais curtos com um comprimento de queixo mais longo para alongar a forma do rosto.

Um cara com um rosto mais longo e retangular ao contrário pode preferir a área do queixo mais curta, com lados mais cheios.

Qual é a coisa mais importante a fazer quando se trata de manter uma barba?

Pentear a barba e o bigode para livrar-se de emaranhados e ajudar a remover a pele seca. Quando você molha o barbear, você esfolia a pele morta e seca que ocorre naturalmente. Quando isso não acontece mais (quando se usa uma barba), esta secura pode se acumular por baixo da camada da barba. Eu recomendo uma escova para alisar os cabelos da barba depois de um banho, esfoliar a pele seca e dar uma direção uniforme à barba.

Alguns mais cuidadosos preferem óleos de barba que ajudam a suavizar o cabelo facial em algum momento, outros não precisam devido a uma barba naturalmente mais macia.

Foto: Antonio Calanni

Quais são os maiores erros que as pessoas fazem?

Eu não sou fã da linha do pescoço reto. Muitas pessoas oferecem essa linha muito alta, que não parece nem natural nem adequada para o rosto. Uma linha natural cônica no pescoço é melhor.

Outro erro comum é simplesmente não lavar a barba. O cabelo da barba é parecido com o da cabeça, então também exige limpeza.Não precisa muito, duas vezes por semana deve ser suficiente.

Quais são os produtos de higiene essenciais que cada homem deve possuir e por quê?

Invista em produtos que  irão durar mais tempo e valerão o dinheiro. Um bom barbeador, uma escova de cerdas. Pode-se ter também um óleo específico e um pincel de cerdas.

Fonte: Maxim

8.230

Leia também