Testosterona CAM - 24 horas online.

O terror é um gênero de experimentalismo. Tudo é possível usando de alegorias para explorar não apenas medos pessoais ou físicos, mas também da sociedade como um todo. Filmes pequenos, de baixo orçamento, que graças a sua qualidade ou ousadia, se tornam sucesso na cultura pop. Desde A Bruxa de Blair o que não falta são exemplos, e quem vem se tornando especialista nisso é a produtora Blumhouse, que só esse ano emplacou dois grandes sucessos.

O primeiro foi Fragmentado do diretor M. Night Shyamalan, que custou $9 milhões e rendeu $275 milhões. Mas pode se dizer que é Get Out (no Brasil Corra!) o grande case de sucesso, já que seu realizador Jordan Peele, não é um nome tão conhecido na profissão. O filme de $5 milhões já faturou $214 milhões. Mas do que isso, sua temática é um tanto controversa: um terror sobre o racismo.

Jordan Peele é humorista. Escreve e atua em comédias e resolveu sair da zona de conforto. Aqui ele tem a coragem de quem usa do humor para tocar em feridas, e sem muita cerimônia, coloca uma família de brancos no papel do “monstro”. De cara, Get Out já começa provocando seu espectador. E funciona muito bem. É uma mistura de humor involuntário com uma desconfortável tensão, já que o racismo não é tratado de maneira direta, verbalizada.

Sabe aquele seu amigo que manda “não sou racista, mas…” e fala umas 10 frases racistas? Ele é o grande antagonista em Get Out. Esse racismo chapa branca é que coloca o protagonista Chris em uma situação estranha, e que o tempo todo, nos faz questionar sobre as reais intenções daquelas pessoas ricas e felizes. E claro, brancas. Mas tudo seria vazio se Jordan Peele não trouxesse uma grande discussão aliada a um excelente entretenimento.

É isso que faz de Get Out um dos grandes sucessos de 2017. É tematicamente importante, ao mesmo tempo que é um terror de qualidade que fornece uma ótima experiência nos cinemas. Tipo de obra que está cada vez mais em falta, já que difilmente um filme importante ganha o grande público, e filme que ganha o grande público tem uma temática importante.

O estreante Jordan Peele sai de Get Out como um nome a ser notado e cobiçado por grandes estúdios. E Get Out sem dúvidas como um dos melhores e mais inteligentes filmes de 2017. Corra ver.

Veja o trailer