Testosterona Corp.

Volta e meia a produção nacional de filmes brasileiros acerta em cheio em alguns roteiros e acabam criando uma obra prima. São esses grandes clássicos que entram para a história e valem a pena recordar (ou conhecer pela primeira vez).

Para não deixar você perdido nos milhares de catálogos da Netflix – serviço de streaming já tem mais de 2.5 milhões de assinantes no Brasil – e passar mais tempo escolhendo o filme do que assistindo de fato, fizemos uma combinação entre os mais recentes, dramas, documentários e romances, e selecionamos os melhores filmes brasileiros disponíveis na plataforma.

Tropa de Elite (2007)

Gênero: Policial
Netflix: Link
Os melhores filmes brasileiros para assistir na Netflix (6)

Um capitão de polícia do Rio de Janeiro está esgotado e prestes a se aposentar, mas precisa encontrar um sucessor para liderar as perigosas missões da Tropa de Elite no Rio de Janeiro.

Prêmios:
Urso de Ouro em Berlim – melhor filme; Festival Hola Lisboa – melhor filme; Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro – Melhor direção, Melhor ator, Melhor ator (coadjuvante/secundário), Melhor fotografia, Melhor maquiagem, Melhor montagem, Melhor som, Melhores efeitos especiais, Melhor longa-metragem nacional.

2 Coelhos (2012)

Gênero: Ação
Netflix: Link

Os melhores filmes brasileiros para assistir na Netflix (5)

Após se envolver em um grave acidente automobilístico, no qual uma mulher e seu filho são mortos, Edgar é indiciado, mas consegue escapar da prisão e sair do país graças à influência de um deputado estadual. Anos depois, Edgar volta ao Brasil com um elaborado plano em que pretende atingir tanto o deputado que o ajudou, símbolo da corrupção política, quanto outro grande criminoso que também escapou da justiça graças ao suborno de políticos influentes.

Prêmios:
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Melhores Efeitos Visuais, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição; Associação Brasileira de Cinematografia – Melhor Montagem em Longa-Metragem;

Som ao Redor (2013)

Gênero: Drama, suspense
Netflix: Link

Os melhores filmes brasileiros para assistir na Netflix (1)

A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, sob liderança de Clodoaldo (Irandhir Santos), outros passam por momentos de extrema tensão.

Prêmios:
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo – Melhor Filme; Prêmio Itamaraty – Melhor Filme; Festival do Rio – Melhor Filme; Festival de Gramado – Melhor Filme, Melhor Som, Filme da Crítica; International Film Festival Rotterdam – Prêmio da Crítica; Festival de Cinema da Polônia – Melhor Filme; Copenhagen International Film Festival – Melhor Filme; Festival de Cinema da Sérvia – Melhor Filme; 3º Prêmio Cinema Tropical – Melhor Filme; Associação de Críticos de Toronto – Melhor Filme;

O Palhaço (2011)

Gênero: Comédia,drama
Netflix: Link

Os melhores filmes brasileiros para assistir na Netflix (3)

Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.

Prêmios:
Festival de Cinema de Paulínia – Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Figurino, Melhor Direção, Melhor Roteiro; Troféu APCA – Melhor Diretor; Prêmio ABC de Cinematografia – Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Som; Grande Prêmio Brasileiro de Cinema – Melhor Filme, Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Ator, Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Roteiro Original, Melhor Montagem de Ficção, Melhor Trilha Sonora Original; Prêmio Contigo Cinema – Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Diretor.

Bicho de Sete Cabeças (2000)

Gênero: Drama
Netflix: Link

Os melhores filmes brasileiros para assistir na Netflix (4)

Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.

Prêmios:
Mostra de Cinema Internacional de São Paulo – Melhor filme; Festival de Brasília – Melhor filme; Festival do Recife – Melhor filme; Festival de Tiradentes – Melhor filme; Festival de Locarno – Melhor filme; Festival de Cinema e Cultura Latino Americana – Melhor filme; Grande Prêmio Cinema Brasil – Melhor filme, Melhor Ator, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante.

Paraísos Artificiais (2012)

Gênero: Drama, romance
Netflix: Link

Os melhores filmes brasileiros para assistir na Netflix (2)

Erika (Nathalia Dill) é uma DJ de relativo sucesso e muito amiga de Lara (Lívia de Bueno). Juntas, durante um festival onde Erika trabalhava, elas conheceram Nando (Luca Bianchi) e, juntos, vivem um momento intenso. Entretanto, logo em seguida o trio se separa. Anos depois Erika e Nando se reencontram em Amsterdã, onde se apaixonam. Só que apenas Erika se lembra do verdadeiro motivo pelo qual eles se afastaram pouco após se conhecerem, anos antes.

Prêmios:
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Melhor direção de fotografia, Melhor direção de arte, Melhor figurino, Melhor efeito visual, Melhor som.

Carandiru (2003)

Gênero: Drama
Netflix: Link

Os melhores filmes brasileiros para assistir na Netflix (1)

Um médico (Luiz Carlos Vasconcelos) se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade dos cárceres, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.

Prêmios:
Festival de Cinema de Havana – Prêmio Especial do Júri, Prêmio do Público; Grande Prêmio Cinema Brasil – Melhor Diretor, Melhor Roteiro; Festival Internacional de Cinema de Cartagena – Melhor Filme; Prêmio ABC de Cinematografia – Melhor Som.

Cidade de Deus (2002)

Gênero: Drama, Crime
Netflix: Link

Os melhores filmes brasileiros para assistir na Netflix (7)

Indicado a quatro Oscars, “Cidade de Deus” é provavelmente o filme brasileiro mais conhecido fora do país. Com uma linguagem de câmera inovadora e a escolha de parte do elenco amador, o filme ganha liberdade e agilidade para contar a história de dois garotos no morro do Rio de Janeiro: um, cresce para se tornar fotógrafo; o outro, chefe do tráfico.

Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.

Prêmios:
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Som, Melhor montagem.