O fim de 2015 está começando (já estamos praticamente em outubro, veja só!), e com os três últimos meses do ano chegam também os principais lançamentos. Não que os outros três trimestres tenham sido fracos, vale dizer – uma caralhada de bons jogos, como The Witcher 3 e Project CARS, chegou aos consoles e PCs no primeiro semestre. Mas o negócio é que, tradicionalmente, uma boa leva de títulos de peso é deixada sempre para os últimos minutos do segundo tempo. E nesta lista, separei apenas cinco deles, daqueles que se encaixam nos gêneros de tiro, ação ou ambos. Confira a seguir.

Assassin’s Creed Syndicate

A popular franquia Assassin’s Creed só tem oito anos de vida, mas já acumula oito jogos em seu portfólio. Saturação? Que nada: apesar de receber críticas por fazer isso, a Ubisoft continua com um calendário anual de lançamentos, e Syndicate é o nono game da série. Neste novo capítulo, um casal de gêmeos chega à Londres em plena Era Vitoriana e encontra a cidade dominada por Templários. Cabe aos dois, então, derrubar a ordem, contando para isso com a ajuda de alguns nomes bem conhecidos. A lista (não muito fiel à história mundial) inclui o escritor Charles Dickens, o biólogo Charles Darwin, o inventor do telefone Graham Bell, a Rainha Victoria e o filósofo Karl Marx (ele mesmo, o do comunismo). O game chega ao Xbox One e ao PS4 no dia 23 de outubro e aos PCs no dia19 de novembro.

Rise of the Tomb Raider

Depois de passar um tempo meio esquecida, a exploradora Lara Croft “renasceu” em um ótimo jogo lançado em 2013. Agora novamente fora do ostracismo, a heroína continuará sua história em outro game que também parece promissor. Rise of the Tomb Raider mostrará como aquela moça aventureira-mas-ainda-assim-meio-indefesa do capítulo anterior cresceu até se tornar a Tomb Raider que todos já conhecem. A história envolverá a busca pela verdade por trás de alguns mitos, animais selvagens (e pessoas mais ainda), ambientes inóspitos e, provavelmente, muitas mortes acidentais. O jogo sai no dia 10 de novembro para o Xbox 360 e para o Xbox One e chega ao PS4 e ao PC no fim de 2016. Malditos exclusivos temporários.

Halo 5: Guardians

O quinto capítulo da saga de Master Chief continua bem de onde o anterior parou. Depois de perder a inteligência artificial (e sua companheira) Cortana, o herói começa a questionar seu papel como soldado e parte em uma missão sem informar seus superiores. Junto com ele, vão outros três supersoldados, que formam o chamado Blue Team. E atrás dele, seguindo ordens da United Nations Space Command, vai outro protagonista, Jameson Locke, líder da equipe de busca Fireteam Osiris. Atuando em locais diferentes, os grupos terão que enfrentar uma nova ameaça na forma dos tais Guardians do título, que são máquinas gigantes e voadoras criadas por uma raça alienígena chamada Forerunners em algum momento bem lá no passado. O jogo sai apenas para Xbox One no próximo dia 27 de outubro.

Call of Duty: Black Ops III

Futurista, mas nem tanto quanto Halo, Call of Duty: Black Ops III coloca leva você a um distópico ano de 2065, quarenta anos após os acontecimentos do capítulo anterior da série. Pouco foi revelado sobre a trama, e o que se sabe é que nações em guerra agora brigam usando robôs e soldados-ciborgues. A ampla presença das máquinas nessa área bélica deixou a humanidade com receio de ser dominada, e é provável que os protagonistas aqui tenham que brigar com robôs ditadores no melhor estilo Exterminador do Futuro. O jogo sai no dia 6 de novembro para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC.

Star Wars Battlefront

A saga Star Wars rendeu alguns jogos bem marcantes (para mim, pelo menos), e os Battlefronts originais são apenas dois deles. Os jogos de tiro em primeira (ou terceira) pessoa eram divididos em duas eras, e colocavam você no papel de um soldado da facção de sua preferência – imperial, rebelde, republicano ou CIS, aqueles dróides. O modo história levava você a batalhas de centenas contra centenas, e nele dava para pilotar naves e jogar como um jedi, um sith ou um caçador de recompensas, dependendo da fase.

O novo Battlefront promete manter uma boa parte do espírito dos dois jogos originais, mas com um foco ainda maior em partidas multiplayer disputadas online – as batalhas receberão até 40 jogadores ao mesmo tempo. A produção está nas mãos da DICE, que fez um belo trabalho em Battlefield 4. Ou seja, é de se esperar que o estúdio consiga o mesmo desta vez. Star Wars Battlefront chega no dia 17 de novembro ao PC, ao Xbox One e ao PS4.