O segundo semestre de todos os anos é, por tradição, o período em que os jogos mais aguardados são lançados. E mesmo com Mortal Kombat X, GTA V pra PC, Bloodborne e o brilhante (porém desconhecido) Crypt of The Necrodancer saindo nos seis primeiros meses de 2015, este ano não será muito diferente. Basta ver o último post que fiz aqui sobre a E3 – dos seis jogos que citei ali, todos saem até dezembro. Então, fora aquela meia dúzia, separei mais cinco games que muito provavelmente vão fazer algum barulho entre julho e o Natal.

Forza Motorsport 6

Para quem não gosta do estilão mais arcade do Need for Speed (que sai em novembro nos consoles e no PC) e tem um Xbox One em casa, o novo Forza Motorsport 6 pode ser uma escolha mais interessante. O jogo deve manter o jeito de simulador que já agradou nas edições anteriores e ainda terá modos de corrida noturna e na chuva e um modelo novo daquele maravilhoso Ford GT40 (o carro aparece no trailer aí). Pode esperar bastante realismo, uma boa variedade de carros e multiplayer para até 24 jogadores. O pessoal do PlayStation 4 vai ter que esperar por Gran Turismo 7 ou jogar o igualmente bonito Project CARS – que também tem versão pra PCs. Forza 6 sai em 15 de setembro.

Trailer:

Rock Band 4

Falei de Guitar Hero Live na seleção da E3, mas se você prefere Keith Moon a Pete Townshend (ou gosta o mesmo tanto dos dois), o também ressuscitado Rock Band 4 pode ser a melhor escolha. O jogo promete ser compatível com os instrumentos de plástico das versões anteriores (embora isso dependa da Sony e da Microsoft), trazer solos que podem ser tocados na base do “freestyle” e manter o estilo dos primeiros Rock Bands, de forma que a experiência deverá continuar a mesma de alguns anos atrás. Se isso é bom ou ruim, só o tempo dirá. O game sai no dia 6 de outubro, para o Xbox One e para o PlayStation 4.

Trailer:

Super Mario Maker

Você pode até tentar argumentar que Mario é coisa de criança, que o jogo é muito fácil, mas essa conversa não cola. Os jogos do encanador da Nintendo fizeram a infância de muita gente, e esse mesmo pessoal que jogou lá atrás vai poder criar as próprias fases agora em Super Mario Maker. As telas poderão ser feitas seguindo o estilo gráfico dos primeiros games (aqueles bem pixelizados, para os saudosistas) ou dos mais recentes (como o New Super Mario Bros.), e os criadores poderão compartilhar as criações com a comunidade de jogadores. Será possível inclusive criar os próprios jogos do Mario, seguindo um estilo de “mundos” igual aos dos games da própria Nintendo. Sai em 11 de setembro, só no Wii U.

Trailer: 

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

The Phantom Pain é, com quase toda a certeza, o capítulo final da série criada e tocada pelo brilhante (e um tanto quanto excêntrico) designer de games japonês Hideo Kojima desde o final da década de 80. Por isso, tem tudo para ser um marco na história dos jogos. O enredo trará alguns velhos conhecidos dos fãs da franquia, e terá como protagonista o Big Boss, que por acaso é o vilão em alguns dos capítulos anteriores de Metal Gear Solid. As missões de espionagem – que, como sempre, exigirão que o personagem se camufle e para passar despercebido pelos inimigos – acontecem em 1984, e dão continuidade ao que aconteceu na primeira parte da história, retrada no Ground Zeroes lançado ano passado. Metal Gear Solid V: The Phantom Pain sai no dia 1º de setembro para Xbox 360, Xbox One, PS3 e PS4 e no dia 15 do mesmo mês para PC.

Trailer:

Star Wars Battlefront

Feito pela DICE, que é o mesmo estúdio de Battlefield, o game de guerra de Star Wars se passa no universo da franquia idealizada por George Lucas, como era de se imaginar. Da mesma forma que nos dois outros games da série, os jogadores poderão escolher o lado em que jogam – o do bem ou o do mal –, algo que afeta diretamente os tipos de unidades e de veículos (inclusive naves) que podem ser utilizados. Também será possível jogar com Jedis ou Siths em determinados momentos dos combates, adicionando um pouco de luta de sabres de luz às guerras. Além do modo normal, Battlefront contará com um de sobrevivência e multiplayer online para até 40 jogadores simultâneos. Se tudo der certo, o jogo sai no dia 17 de novembro para Xbox One, PlayStation 4 e PC.

Gameplay: