needforspeed
A Electronic Entertainment Expo, ou E3, é disparada a maior convenção de games no mundo, e vigésima edição começa no próximo dia 16 de junho. É no evento que as principais empresas do ramo apresentam seus próximos lançamentos, que nesse ano muito provavelmente se resumirão a jogos – nada de consoles novos dessa vez. Por isso mesmo, separei nessa minha primeira coluna de games, tecnologia e coisas do tipo seis anúncios (e um extra) nos quais você deveria prestar atenção caso se importe ao menos um pouco com videogames. Veja aí:

Need for Speed

A série de jogos de corrida meio que se perdeu de uns anos pra cá. Mas os responsáveis por ela querem trazê-la “de volta às origens” com esse novo capítulo, seja lá o que isso quer dizer. Pelas informações e pelo teaser divulgados antes da E3, já dá para esperar algo bem na linha de Velozes e Furiosos ou Need for Speed Underground, com corridas disputadas no meio da cidade, carros tunados e perseguições policiais. O jogo ainda não tem data de lançamento – que só deve ser mencionada durante o evento mesmo –, mas vai sair pra PC, PS4 e Xbox One.

Guitar Hero Live

Para que nunca aprendeu a tocar guitarra (meu caso) ou para quem quer matar a saudade da época de guitarrista (como o pai do Stan no South Park), Guitar Hero sempre serviu como um alento. A série deixou alguns órfãos (e outros aliviados) quando foi posta de lado, mas agora volta prometendo um estilo de jogo parecido, mas com novos instrumentos (de plástico) e com um cenário “ao vivo”. A lista de músicas já tem Pantera, Soundgarden, Rolling Stones e Judas Priest, e novas faixas devem ser adicionadas (ou vendidas) depois que o jogo sair. Chega lá nos EUA no outono deles (primavera aqui), com versões pra PS3, PS4, Wii U, Xbox 360, Xbox One e iPhone/iPad, e ainda vai ter que enfrentar a concorrência de um novo Rock Band.

Call of Duty: Black Ops III

A trama do novo capítulo do arco Black Ops é ainda mais futurista do que a do segundo o jogo, e coloca o jogador lá em 2065. Não foram dados muitos detalhes sobre o enredo, mas o primeiro trailer do jogo – que roda ao som de Paint It Black dos Stones – mostra guerras com robôs, soldados biônicos e uma porrada de drones. O multiplayer online terá um esquema de classes, meio no estilo de um RPG, e o modo de zumbis deverá contar com uma história própria, bem mais elaborada que as tramas dos games anteriores. Black Ops III sai no dia 6 de novembro para PS4, Xbox One e PC, e pode até ter uma versão demo jogável na E3.

FIFA 16 e PES 2016

A série da Electronic Arts já saiu na frente nesse ano e divulgou seu primeiro trailer ainda em maio, mostrando que finalmente teremos futebol feminino na parada. As seleções de Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Espanha, EUA, Inglaterra, Itália, México e Suécia estão confirmadas, mas fora isso não há muitos outros detalhes sobre o jogo – só a data de lançamento, que é 25 de setembro desse ano. Ainda assim, é mais do que sabemos sobre o Pro Evolution Soccer 2016, que só teve a existência confirmada até agora. Quase tudo sobre o jogo, inclusive o dia para sua estreia, será mostrado na E3 mesmo.

Tony Hawk’s Pro Skater 5

Esse é um que tem potencial para ser ou muito bom ou um belo soco no estômago da nostalgia. Tony Hawk’s Pro Skater era uma série divertida, e os dois Undergrounds que saíram em 2003 e 2004 também tinham seus méritos. Mas depois disso a franquia do skatista americano foi ladeira abaixo, e mesmo o remake que fizeram do primeiro jogo saiu um belo atentado à moral e aos bons costumes de tão ruim que era. A Activision, por meio do estúdio Disruptive Games, tem aqui a chance de trazer o nome de volta à boa forma. Já se sabe que alguns skatistas famosos estarão presentes no jogo e até que um modo online estará disponível, dois bons sinais. Mas a possibilidade de se atirar projéteis em algumas missões também foi mencionada, e isso tem tudo para não ser um bom sinal. O game sai ainda nesse ano para PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.

 

Fallout 4

Foram cinco anos de espera, mas, para a alegria dos fãs (eu incluso), a franquia da Bethesda que mistura RPG, tiroteio, piadas de humor negro e bombas nucleares – tudo isso em um futuro pós-apocalíptico – voltou. O anúncio foi feito no último dia 3 e não trouxe muitos detalhes, mas já sabemos que a história se passará em Boston e que provavelmente teremos um cachorro para nos acompanhar na exploração do cenário em ruínas. O jogo já está em pré-venda, e mais detalhes serão dados dois dias antes da E3, em uma apresentação solo do estúdio responsável pelo jogo. Mas isso não quer dizer que o game estará ausente do evento principal – rumores apontam até para a presença de uma demo jogável.

Um extra: Broforce

broforce

Longe de ter o peso e a pompa de um Call of Duty ou de um Need for Speed, Broforce é um jogo de ação em 2D no melhor estilo Contra, que se auto-intitula um “simulador de patriotismo” e nasceu de um joguinho em Flash. Como em Mercenários 2 (que é o melhor da trilogia de filmes), ele mistura tiros, explosões, heróis corajosos (um deles inclusive parece o Rambo) e armados até os dentes, vilões absurdos e um tanto de bom humor. O game está em fase de testes já tem um tempo, mas vai ser lançado ainda esse ano pra PC, PS4 e PS Vita pela Revolver Digital, uma publisher famosa por não errar nos jogos independentes que coloca no mercado – vide o excelente Hotline Miami. Se você não jogou, fica aí a sugestão.