Em outubro a Playboy americana anunciou que não vai mais publicar fotos de mulheres nuas. Nesta semana, a editora abril comunicou que vai deixar de editar a revista aqui no Brasil. Aproveitando o assunto, fizemos um levantamento sobre a vida de Hugh Hefner, o criador da Playboy e selecionamos 15 curiosidades sobre ele. Confira:

hugh-hefner
1- Hugh Marston Hefner nasceu 9 em abril de 1926 em Chicago (EUA), serviu o exército nos anos finais da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e trabalhou como redator na revista Esquire até 1953, quando saiu da publicação por lhe ter sido negado um aumento de 5 dólares.

2- Inicialmente, a Playboy (em sua primeira edição) foi apenas um calendário fotográfico da célebre atriz Marilyn Monroe, lançada em dezembro de 1953. Publicada sem número, diante da incerteza de sua continuação, a primeira edição fez sucesso e logo vieram as outras, publicadas mensalmente. Todas elas seguiam o mesmo padrão: a capa da revista com uma estrela principal (chamada de playmate do mês).

3- Os anos 1960 foram a era de ouro da Playboy: com a circulação da revista indo aos milhões só nos Estados Unidos, a Playboy Enterprises construiu bares, hotéis-resorts, agências de modelos, produziu longas-metragens, editou e publicou livros e criou até uma gravadora de música. Na época, Hefner foi o “host” de dois talk-shows na televisão, em que entrevistava as mulheres que posavam para a revista.

4- Em 1965, ele criou a Playboy Foundation, fundação que investe em pesquisa da sexualidade humana e contra a censura de imprensa ao redor do mundo – durante toda sua carreira, Hefner doou e investiu em causas filantrópicas, dando apoio, por exemplo, ao movimento de direitos dos homossexuais. Atualmente, a Playboy Foundation se encontra em um hiato.

5- A logo de Playboy (o coelhinho com a gravata) só apareceu na segunda edição da revista, e foi escolhida por Hefner pela sua “conotação sexual e bem-humorada”. Uma das suas ideias para o conceito da revista foi o de associar o sexo não com a prostituição, mas com a “girl next door”, ou seja, as garotas próximas ao leitor.

hugh-hefner-playboy
6- Hefner chegou a ser preso em junho de 1963 por “vender literatura obscena” ao publicar fotos da atriz Jayne Mansfield nua. Um júri montado para julgar o caso não chegou a nenhuma conclusão, e o empresário foi liberado.

7- Ele é produtor de cinema de filmes como “A Casa das Coelhinhas” (2008), “Um Tira da Pesada II” (1987) e “As Garotas da Mansão da Playboy” (2005).

8- Apesar do QI alto (152), Hefner era considerado um estudante sem entusiasmo.

9- Ele prefere fotos a livros: Por mais de uma década ele tentou escrever suas memórias, até que desistiu. E desde então ele tem documentado sua vida através de álbuns de fotos, dos quais tem uma coleção de mais de 2.400 exemplares.

10- Ficou tão famoso e caricato que, com o tempo, passou a interpretar a si mesmo em vários filmes.

11- Dar entrevistas ou aparecer em conferências usando um robe é uma de suas marcas registradas.

hugh-hefner-mulheres
12- Desde 1988, quem controla seu império (que a partir dos anos 1970 foi centrado na revista) é sua filha Christie Hefner.

13- Atualmente, sua fortuna pessoal é avaliada em mais de 43 milhões de dólares.

14- Ele não fala sobre a morte: Hugh assegura que não tem medo de morrer mas que não gosta de falar sobre o assunto, quando é perguntado sobre isso ele apenas responde que sua mãe viver até os 101 anos

15- Hefner recebe cartas de homens e mulheres que querem namorar com ele: Como todo galã, Hugh recebe várias cartas de admiradores de todo o mundo, ele primeiro olha as fotos, e se gostar chama as pessoas para que o visitem em sua mansão.