Charles-BukowskiCharles Bukowski é um dos escritores que mais tem a ver com o Testosterona, nós somos fãs do velho maldito, assim como boa parte dos nossos leitores. Vadio, alcoólatra, mulherengo, imprevisível, o velho Buk transformou todos os seus pecados, angústias e trapaças em matéria-prima de clássicos como Cartas na Rua, Factótum, Mulheres e Pulp.

Poeta e romancista Henry Charles Bukowski Jr. é considerado o último escritor maldito da literatura norte-americana. Nasceu na Alemanha, mas se mudou para os Estados Unidos aos 3 anos.

bukowski-girls1Bukowski publicou seu primeiro conto em 1944, aos 24 anos de idade. Só aos 35 anos é que começou a publicar poesias. Foi internado diversas vezes com crises de hemorragia e outras disfunções geradas pelo abuso do álcool e do cigarro.

Dono de um humor ácido, sua obra é marcadamente autobiográfica. O estilo obsceno e coloquial e uma aparente forma descuidada com a escrita com temas recorrentes como: prostitutas, alcoolismo, corridas de cavalos, experiências escatológicas, sempre dividiu a crítica. Para alguns apenas um resquício da geração beat de Jack Kerouac e Allen Ginsberg, para outros — como o filósofo francês Jean-Paul Sartre —, o maior poeta da América.

bukowski-girls3

Veja algumas de suas frases mais marcantes:

“Tudo o que era mau atraía-me: gostava de beber, era preguiçoso, não defendia nenhum deus, nenhuma opinião política, nenhuma ideia, nenhum ideal. Eu estava instalado no vazio, na inexistência, e aceitava isso. Tudo isso fazia de mim uma pessoa desinteressante. Mas eu não queria ser interessante, era muito difícil”

“A diferença entre uma democracia e uma ditadura consiste em que numa democracia se pode votar antes de obedecer às ordens”

“Nunca me senti só. Gosto de estar comigo mesmo. Sou a melhor forma de entretenimento que posso encontrar”

“A raça humana exagera em tudo: seus heróis, seus inimigos, sua importância”

“Gostava mais quando conseguia imaginar grandeza nos outros, mesmo que nem sempre houvesse.”

“A diferença entre a Arte e a Vida é que a Arte é mais suportável”

bukowski-girls9Bukowski morreu de pneumonia, decorrente de um tratamento de leucemia, na cidade de San Pedro, Califórnia, no dia 9 de março de 1994, aos 73 anos de idade, pouco depois de terminar Pulp.

Existe uma fanpage no Facebook bem legal, que reúne fotos de leitoras e fãs do mestre, e frases e poemas dele, a página se chama Bukowski Girls, e as fotos deste post foram retiradas de lá. Se você gostou e quiser saber mais sobre o velho Buk, clique aqui e visite.