12191771_1216913288323426_2845570158923327860_n

Você já deve ter ouvido falar no No-Shave November ou no Movember, ou ainda, Novembro Azul. São iniciativas muito legais e com intenções muito boas. As variações acontecem ao redor do mundo mas, no geral, são para divulgar e conscientizar os homens sobre o câncer de próstata, o câncer de testículos e a saúde do homem. No Brasil, o foco é a prevenção do câncer de próstata, o segundo que mais mata homens no país- o de pulmão é o primeiro.

COMO FUNCIONA

Em todas elas, a ideia é deixar os pelos no rosto crescerem – ou a barba, ou só o bigode. O cara tira tudo e, a partir do dia primeiro do mês de novembro, largar mão de se barbear. São 30 dias deixando tudo crescer. Você pode começar com o bigode já grande, mas não pode aparar até o fim do mês! E aí, sempre que alguém perguntar ou comentar sobre sua barba ou bigode avantajados, é legal que você dê início ao papo sobre o que significa. Diga que não, você não fez nenhuma promessa, que é por uma causa nobre, que é para incentivar a prevenção a esses tipos de câncer e etc.

Quando descobrem a doença, os pacientes tendem a perder cabelos e pelos, por isso eles incentivam que você “abrace” seus pelos e deixe-os crescer livres. Além disso, que use o dinheiro que gastaria com o barbeiro para doar a instituições que cuidam de pessoas que lutam contra o câncer. Se você não pode ficar tanto tempo sem se barbear por causa do trabalho ou por algum outro motivo, tudo bem. O importante é ajudar!

jack-novembro-azul

SÍMBOLOS

Barbas, bigodes ou gravatinhas azuis são usadas para indicar o movimento, que é muito importante porque sabemos que os homens são relutantes em ir ao médico, principalmente quando o assunto é o “exame do toque”, que detecta o câncer de próstata. O intuito do mês é justamente unir alertas e quebrar preconceitos. É o equivalente ao Outubro Rosa, para as mulheres, contra o câncer de mama.

No Brasil, temos o Novembro Azul, campanha criada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, em 2008. Este é o vídeo deles para a divulgação da campanha este ano:

COMO DOAR – clique nos links para saber como ajudar cada um dos movimentos:

Novembro Azul
No-Shave November
Movember

MULHERES TAMBÉM PODEM AJUDAR

Não é pra deixar o bigode crescer, claro, mas sabemos que ninguém melhor que uma mulher para arrastar um homem ao médico. Então, a mulher que ler este post e levar as informações ao namorado, pai, irmão e aos amigos, já vai estar ajudando – e muito. Ah, e as fotos com um bigodinho são o charme da campanha também.

novembro-azul-mulheres

HASHTAGS
Você pode postar fotos ao longo do mês e do crescimento da sua barba/bigode com as hashtags que estão valendo:

#NovembroAzul
#DribleOPreconceito
#PenseAzul
#Movember

TAMBÉM TEM UMA PLAYLIST ESPECIAL NO SPOTIFY

O Testosterona apoia a campanha e, inclusive, nossa equipe vai participar deixando barba, cabelo e bigode crescerem este mês. Participe!