Sou fã de rock desde mais ou menos os 10 anos de idade. Lembro de ver meu pai ouvindo Beatles e Creedence e passar a me interessar e amar o gênero, desde que me conheço por gente eu ouço rock praticamente todos os dias da minha vida.

De tanto curtir as músicas, meu pai me deu um disco dos Beatles de presente quando eu tinha uns 11 anos, e desde então, me presentear com discos, CD’s e DVD’s virou rotina pra ele, já que não tinha como errar o presente, porque eu sempre ficava satisfeito. Foi assim que ele foi me apresentando Deep Purple, Aerosmith, Led Zepellin, a cada presente eu descobria um mundo novo.

Depois de um tempo ouvindo bandas novas, bandas clássicas, diferentes estilos, eu passei a ir atrás da história de alguns dos meus músicos e bandas favoritos, assim, ao longo dos anos fui acumulando alguns livros e lendo tudo quanto o tempo e o dinheiro me permitiram. Então, pra celebrar o Dia do Rock, separei aqui 10 biografias que li e que me divertiram muito. Espero que vocês gostem:

10 biografias de musicos e bandas de rock que voce merece ler (11)CASH – A autobiografia com Patrick Carr

O ‘Man in Black’ é um dos artistas mais queridos do mundo da música, e sua autobiografia conta não apenas sobre a sua fama, mas todos os autos e baixos na carreira do cantor, sua luta contra as drogas, seu amor pela esposa June e seus amigos como Bob Dylan, Roy Orbison e Willie Nelson. Johnny Cash narra sua trajetória com honestidade e é muito legal acompanhar toda a trajetória de vida dele.

10 biografias de musicos e bandas de rock que voce merece ler (3)ELVIS PRESLEY – A vida na música – Ernst Jogensen

Bastante completo, este é um livro pra entender e conhecer tudo sobre a carreira do rei do rock n’roll, com um diferencial: você vai encontrar informações completas sobre todas as sessões de gravação entre 1953 e 1977. O livro em si não chega a ser uma biografia, com detalhes sobre a vida do cantor, mas apesar disso, revela muita coisa sobre a personalidade de Elvis, numa verdadeira viagem sobre a sua música, seus erros, suas limitações e até sobre sua depressão no final da carreira. Recomendado para quem é muito fã do rei.

capa_bruce_241013.inddBRUCE DICKINSON – Joe Shooman

Bruce é um dos principais vocalistas do heavy metal de todos os tempos e este livro retrata toda sua trajetória bem de perto com depoimentos de pessoas que conviveram com ele durante a juventude, seus companheiros de banda e outras pessoas que estiveram na estrada com ela ao longo dos seus mais de 30 anos de carreira. Bruce é hiperativo e fez de tudo na vida, formado em história, é radialista, luta esgrima, pilota aviões, estudou ocultismo, montou uma super biblioteca em sua casa e neste meio tempo, rodou o mundo diversas vezes com o Iron Maiden.

10 biografias de musicos e bandas de rock que voce merece ler (7)BOWIE – Marc Spitz

Um ótimo apanhado sobre a carreira do camaleão do rock, o cara que se inventou mais de uma vez, que criava alter-egos, que exagerou nas drogas, que se acomodou com a fama e o dinheiro nos anos 80. O livro é bem completo e mostra toda carreira de David Bowie, fala sobre seu bissexualismo, sua relação com Mick Jagger e Andy Warhol, e outros músicos importantes na sua vida, e tenta retratar o homem, e não aquele produto da mídia, cheio de extravagâncias e excessos que nos acostumamos a ver. Além disso, todo o envolvimento com os movimentos culturais, que tanto influenciaram Bowie também são retratados.

10 biografias de musicos e bandas de rock que voce merece ler (9)JAMES HETFIELD – O lobo à frente do Metallica – Mark Eglinton

O legal deste livro é conhecer a pessoa e não o astro do rock, James Hetfield, desde a sua infância, seu lado introspectivo, passando pela sua forte ligação com a religião, os primeiros anos do Metallica, tudo com depoimentos de músicos e pessoas ligadas a ele. A história dele é contada junto com a história do Metallica e você acaba devorando o livro e pouquíssimo tempo. Recomendadíssimo aos fãs da banda.

10 biografias de musicos e bandas de rock que voce merece ler (1)THIS IS A CALL – A vida e música de Dave Grohl – Paul Brannigan

Esta é certamente uma das melhores biografias que eu já li. O livro é extremamente minucioso com os detalhes de toda a vida do músico, e começa muito antes dele entrar pro Nirvana, conta toda a sua infância e adolescência, explica como era a cena punk/hardcore dos anos 80, sua relação com Kurt Cobain, e o surgimento do Foo Fighters. Por muitas vezes o autor explica todo o contexto envolvido antes de simplesmente narrar os fatos da vida de Dave, por isso, o livro em muitos momentos é uma aula sobre a indústria fonográfica.

10 biografias de musicos e bandas de rock que voce merece ler (10)HEY HO LET´S GO – A história dos Ramones – Everett True

Eu confesso que gostava muito de Ramones, virei um verdadeiro fã depois de ler este livro. É uma leitura deliciosa, com informações raras e depoimentos de pessoas ligadas aos músicos, o livro aborda o Ramones desde os primórdios, e fala sobre cada álbum, cada single, cada conflito interno (e não foram poucos),o sucesso que nunca veio enquanto a banda estava ativa, o uso constante de drogas e as inúmeras turnês. Foi muito legal perceber como Johnny era quase um ditador dentro do banda, mas que graças a isso a banda foi sempre fiel ao seu estilo, e como Joey era um eterno sonhador, e como eles que eram os principais membros da banda, passaram anos sem se falar. Um ótimo livro!

10 biografias de musicos e bandas de rock que voce merece ler (2)MUSTAINE – Memórias do Heavy Metal – Joe Layden

Dave Mustaine nunca foi uma pessoa fácil de lidar, até por isso ele foi expulso do Metallica e precisou se virar sozinho pra erguer sua banda, o Megadeth. A autobiografia dele, escrita com a ajuda de Joe Layden, mostra a turbulenta trajetória do músico tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional. O livro mostra que mesmo com o gênio difícil, os problemas familiares, abuso das drogas e as constantes trocas de músicos, Mustaine conseguiu fazer do Megadeth uma verdadeira lenda.

10 biografias de musicos e bandas de rock que voce merece ler (4)A HISTÓRIA NÃO CONTADA DO MOTORHEAD – Joel McIver

Esta ótima obra faz jus ao seu título, e conta história toda da banda, através de entrevistas com aqueles que viram o Motorhead com seus próprios olhos, logo, você vai encontrar groupies, drogas, sexo,  rock n’ roll, e Lemmy e seus comparsas tocando aquele som sujo e agressivo. O livro repassa a carreira da banda desde 1971, mostra além da parte de muita farra, muitos problemas com gravadoras, e boa parte é obviamente dedicada a Lemmy, que dormiu no sofá da casa da mãe do baterista do Deep Purple, foi roadie do Jimi Hendrix, tocou  e foi expuso do Hawkwind, montou o Motörhead, tentou ensinar alguma coisa de baixo para o Sid Vicious, excursionou com Dio, escreveu músicas para Ozzy Osbourne e teve o Metallica tocando em sua festa de aniversário surpresa.

10 biografias de musicos e bandas de rock que voce merece ler (8)EU SOU OZZY – Ozzy Osbourne & Chris Ayres

Apesar de ser o último livro da lista, é o meu preferido. Ozzy recebeu ajuda do jornalista americano Chris Ayres para organizar suas lembranças e o resultado é fantástico. A obra é recheada de palavrões, e você consegue literalmente imaginar o velho sentado na sua frente te contando uma história mais maluca que a outra. Ele fala como foi preso, sobre todos os tipos possíveis de droga que ele usou, suas histórias com o Black Sabbath, a relação que foi se deteriorando com seus companheiros de banda, a morte do seu amigo Randy Rhoads, seu amor pela esposa Sharon e muita coisa engraçada. Pra você ter uma ideia do que vai encontrar, Ozzy é Disléxico, hiperativo e diagnosticado com a síndrome de distúrbio de atenção, alcoólatra e viciado crônico.