Testosterona CAM - 24 horas online.

Envelhecer é um processo natural, nós ficamos mais lentos, mais fracos, mas também mais experientes. Na música, isso se nota de duas formas, enquanto alguns instrumentistas ficam cada vez melhores, outros acabam apresentando uma queda no rendimento conforme a idade pesa, principalmente no caso dos vocalistas, onde a voz começa a perder a força conforme os anos passam.

Ainda assim, há certos vocalistas de rock e metal que parecem como vinho, quanto mais envelhecem, melhor cantam, e hoje eu resolvi trazer pra vocês uma listinha com 5 exemplos que merecem ser admirados pela resistência vocal que têm.

Michael Kiske

Michael Kiske sempre foi um monstro dos vocais, com um alcance absurdo tanto para agudos quanto para graves, e é simplesmente impressionante que ele, mesmo hoje em dia continue cantando da mesma forma que cantava quando tinha 17 anos. No vídeo acima, temos Kiske cantando March of Time, um dos clássicos da época dele no Halloween e facilmente uma das músicas mais difíceis de se cantar dessa banda.

AXL Rose

Axl Rose é um caso de vocalista que parece ter melhorado conforme ficou mais velho. Eu nunca achei ele tão bom vocalista assim ao vivo, mas parece que, desde a volta mais recente do Guns n’ Roses, ele tem cantado melhor e melhor, tanto que ele matou no peito com maestria o desafio de substituir Brian Johnson nos vocais do AC/DC quando esse teve que se ausentar.

Sammy Hagar

O ex-vocalista da melhor formação do Van Halen (e se você discorda disso, você está errado pra caramba) continua cantando tão bem quanto ele cantava na década de 70 e de 80. Atualmente, Sammy tem uma penca de bandas, e volta e meia fala sobre como gostaria de voltar ao Van Halen. Levando-se em consideração que a banda não lançou nada desde 2012, e que Eddie Van Halen e David Lee Roth não morrem de amores um pelo outro, não custa sonhar, não é mesmo?

Steven Tyler

Steven Tyler tem quase 200 anos de idade e continua cantando praticamente da mesma forma como nos melhores dias de Aerosmith, e isso é impressionante pra caramba, afinal de contas, se tem uma coisa em que a banda é indiscutivelmente boa, é nos vocais (ainda que ela não seja a minha banda preferida). No ano passado, eu fui num show deles aqui em Porto Alegre e, olha, sinceramente? Ele bota muito guri de 20~30 anos no bolso.

Glenn Hughes

Para fechar a nossa lista, temos a aberração da natureza conhecida como Glenn Hughes. Desde o começo da carreira dele, quando ainda cantava no Trapeze sempre foi conhecido pela poderosa voz, mas ele elevou-a a um próximo nível mesmo no Deep Purple e depois na carreira solo. O fato dele conseguir dar os mesmos agudos e cantar com a mesma força e vitalidade que ele cantava há 20-30 anos. Na carreira solo dele, aliás, ele participou de vários projetos interessantes e por essas bandas não é tão bem conhecido assim, então, se você está afim de ouvir um cara que canta absurdamente bem e sempre fez ótima música, fica aí a dica.

Que outros vocalistas vocês gostam de ouvir e que ainda mantém o excelente padrão vocal?