Para conseguir entender a dimensão do poker as vezes é importante traçar alguns paralelos. Afinal de contas, quem joga poker tentando acertar as cartas que aparecem no board não se deu conta de que o jogo é, no final, uma coisa completamente diferente.

Foi pensando nisso que resolvi bolar essa lista de regras do poker que valem para as nossas vidas, também. Veja se você consegue perceber as semelhanças.

1 – Uma oportunidade perdida vai mudar o seu destino no longo prazo

O poker é um jogo onde você precisa estar sempre atento, pois existem oportunidades que simplesmente não podemos perder. Seja tentar roubar as blinds, seja entrando em um pote interessante independente de suas cartas ou seja usando seu stack como uma arma de guerra, tem horas que você simplesmente não pode deixar de se mexer. É assim na vida, já que uma vez que perdemos alguma oportunidade pode ser que ela não surja novamente ou, quem sabe, demore um bom tempo para surgir novamente. Estar sempre atento é fundamental.

2 – É preciso aproveitar saber utilizar as regras a seu favor

O poker tem como um dos seus principais pilares a matemática. Se a probabilidade de você ganhar uma mão é maior do que a do seu adversário, não importa o resultado da mão, você tomou uma decisão correta mesmo que não tenha sido o vencedor naquele momento. Na vida, é preciso entender certos contextos e aproveitar as regras a seu favor. Saber a hora de entrar em uma empreitada ou sair dela será fundamental para o seu desenvolvimento pessoal e para o seu sucesso.

Cena do filme Cassino Roayle

3 – Se você ficar parado, a inflação vai corroer o seu stack

Existe uma verdade no poker que é muito parecida com a nossa vida: se você não fizer nada para melhorarar a sua condição, você vai perder tudo o que tem. Não dá para ganhar um torneio de poker esperando que tudo dê certo a cada vez que você resolve entrar em uma mão – você precisa criar oportunidades onde seus adversários apenas foldem suas mãos para que você não precise correr riscos. Se você não for criativo, é possível que você se sinta compelido a não fazer nada e apenas aguardar as melhores mãos para jogar e isso fatalmente vai fazer com que você perca seu patrimônio no poker. Na vida, sabemos que é exatamente assim que as coisas funcionam também.

4 – Prestar atenção nos sinais é muito melhor do que apostar para “saber onde está”

Sempre que você se dispõe a prestar atenção ao seu redor, você colhe informações que de outra forma não teria. Investir um tempo nisso pode fazer você entender certas pré-disposições ou até mesmo perceber como cada jogador se porta com um determinado tipo de mão. Ao fazer isso na vida, você vai perceber que basta ouvir um pouco mais e pensar um pouco mais para que você se dê melhor em várias situações. Não dá para apenas arriscar tudo a qualquer momento, você pode investir apenas nas melhores situações.

5 – É preciso entender que não dá para ganhar todas e lidar bem com as derrotas

Talvez a melhor lição que o poker tenha para nós, já que em nossas vidas constantemente precisamos lidar com pequenas derrotas. Ser cordial, educado e entender que é melhor esperar pela próxima oportunidade do que descontar a sua frustração em alguém te faz um jogador muito bom e uma pessoa ainda melhor. Aprender como perder é uma das coisas mais importantes que podemos aprender em nossas vidas, assim como aceitar que nem sempre podemos vencer. Aprender sempre, melhorar sempre e continuar lutando é tudo o que devemos fazer.

E você, consegue pensar em alguma lição interessante que aprendeu com o poker e que levou para a vida? Compartilhe comigo suas ideias e histórias, quero saber mais sobre isso.

Leia também