O começo do ano é geralmente aquela temporada onde tentamos nos organizar para saber como será o ano. Seja fazendo planos para as férias que virão, refletindo sobre o quanto você ama (ou odeia) seu trabalho e o que você pretende comprar ou vender até o próximo verão, o mês de janeiro é especialmente bom para quem gosta de ir costurando tudo o que fará nos próximos 12 meses.

Se na vida a gente falha terrivelmente nesses planos, no poker temos que seguir um pouco mais a risca tudo aquilo que temos que enfrentar. Lembre-se: no poker, você depende muito do dinheiro que terá para investir e da sua disponibilidade de estar em locais, as vezes distantes de sua casa, para encarar os adversários e ganhar as fichas deles.

A maioria de nós aqui joga pouco e olhe lá. Mas não seria legal conseguir disputar torneios grandes, enfrentar maratonas de poker e ganhar alto por isso? Então tenho que te alertar que isso não só é possível como é algo que eu mesmo pretendo fazer durante 2016, como disse na última coluna. E você, se quiser, pode se juntar a mim nesse pelotão daqueles que buscam uma renda extra através desse esporte da mente.

poker-planejar
Sabe qual a mágica de fazer isso acontecer? Seguir alguns poucos passos para que todo o seu planejamento dê resultados. Então vamos numerar os pontos e nos preparmos mentalmente para essa nova fase.

1. Calendário dos torneios: muitos torneios já estão com as suas datas confirmadas, inclusive o BSOP. Portanto, convém que possamos separar algum tempo para nos dedicarmos a conseguir vagas para disputá-los. Se o caso aqui for algo de menor expressão, convém separar um dia/final de semana por mês para descobrir algum torneio. Sabe aquele clube perto da sua casa? Ele deve ter torneios grandes em algum momento do mês. Se você estiver preparado, ele pode ser o seu próximo título.

2. Cuidado com os detalhes: se o torneio que você quer disputar acontece em outra cidade – ou, quem sabe, até em outro país, convém que você separe com antecedência tudo o que for necessário para ir disputá-lo. Seja hospedagem, passagens (que, em ambos os casos, podem ser mais baratas se você comprar antecipadamente) ou vistos, você vai precisar ter em mãos tudo para não se preocupar na hora que as fichas voarem. Quanto antes fizer, melhor.

3. Preparação mental: já que você já sabe que vai enfrentar torneios mais difíceis esse ano, não custa separar um pouco do seu tempo/dinheiro para preparação. Pode ser cuidando da parte física em academia ou corridas, pode ser aprendendo mais sobre o jogo com cursos e coachings, pode ser de preferência ambos para que você esteja mais do que pronto para erguer o troféu de campeão. O importante é investir um pouco do seu tempo pensando e realizando o que for necessário para isso se cumprir.

E nos mais, que seja antes de tudo divertido. Se você vai levar o poker um pouco mais a sério, pense que isso trará também mais diversão, novas amizades e conversas de todos os tipos. Enquanto for divertido, valerá a pena investir tempo e dinheiro nessa brincadeira. E você, já está pronto para começar a se preparar?