poker1
Em todos os home games que eu já joguei eu vi pelo menos um deles. Nos torneios que visito ou disputo por aí, também. Uma característica comum em mesas de poker é ter pelo menos um jogador que disputa muitas mãos e é sempre agressivo. Eles parecem se dar bem, mas somente quando você não toma o devido cuidado. Para cada tipo de jogador uma estratégia e hoje você vai aprender como vencer aqueles que parecem maníacos, apostando sem parar e entrando em muitas mãos.

Primeira coisa que devemos considerar e, neste caso ainda mais, é usar como algo vital a posição. Se você não tiver posição sobre ele não vai ter como se esquivar, muitas das vezes. Sempre que ele tomar decisões depois de você a agressão será inevitável e, como devemos muitas vezes apenas pagar ao invés de tomar atitudes, jogar fora de posição será muito desconfortável. Considere isso como primeiro e vital elemento antes de enfrentá-lo em uma mão.

O segundo ponto importante é que você deve maneirar um pouco suas agressões, também. Sabendo que ele frequentemente aumentará e dará novos raises, você pode optar por somente pagar suas apostas e ir coletando mais fichas para o pote. Isso também quer dizer que você, jogando em posição, pode considerar um range maior de mãos para enfrentá-lo, desde que entenda que isso tem um preço e você deve saber jogar melhor pós-flop para pegá-lo. Posição e um range maior? Você está no caminho certo, contra ele.

O terceiro fator importante é a paciência. Por ele ser agressivo, você pode começar a se ver meio irritado e vai querer tentar resolver as coisas na força, usando o estilo dele de jogo. Não existe motivo para você querer derrubar esse adversário a qualquer custo, já que você está mais preparado e pronto para fisgá-lo para uma armadilha muito bem pensada. Evite jogar mãos demais, evite enfrentá-lo demais e finja que a agressão dele não está surtindo efeito em você. Na hora certa, mesmo que jogando uma range maior de mãos, você será capaz de derrubá-lo sem problemas.

O poker é um jogo de paciência, um jogo de pessoas. Esse adversário pode conseguir vencer mãos usando a sorte em momentos chave mas você está mais preparado e, no longo prazo, é um vencedor. Não se abale, não precisa alterar seu estilo de jogo, a vitória do poker está em quem é mais preparado e sabe usar as vantagens que o jogo traz a seu favor. Vencê-lo não precisa ser questão de honra e o tipo de coisa que precisa ser feita a qualquer custo, você só precisa esperar a hora certa, estar preparado e armar uma ótima armadilha para ele. E poderá fazer isso quantas vezes forem necessárias.

Espero que se inspirem nessa coluna de hoje, eu levei algum tempo para entender um conceito que parece simples mas que na prática é um pouco mais foda de implementar. Boa sorte nas mesas e nos vemos semana que vem.