Para quem não sabe, a WSOP é considerada da “copa do mundo” de poker, apesar de acontecer anualmente. O bracelete dado ao campeão do evento principal confere ao vencedor o status de campeão mundial de poker. Com os maiores fields do planeta, a série promove uma invasão de jogadores em Las Vegas entre maio e junho, quando é realizada. E hoje é dia de falar de algumas curiosidades que a tornam a mais desejada vitória de cada pessoa que aprende a jogar poker ao redor do mundo.

1 – A WSOP de 2006 teve o maior número de jogadores em seu evento principal – foram 8773 jogadores. O vencedor Jamie Gold levou 12 milhões de dólares como premiação por ser o campeão do evento.

2 – Antigamente, os jogadores recebiam em fichas o equivalente a inscrição do torneio. Para o evento principal, com 10 mil dólares de buy in, eram distribuídas 10 mil fichas. Hoje são 5x o valor da entrada.

3 – Somente dois jogadores venceram o evento principal com par de A na última mão em toda a história – Pius Heinz e Ryan Riess.

4 – Phil Hellmuth é o único jogador do mundo a vencer um evento principal da WSOP e um evento principal na WSOPE, a versão européia da série.

5 – Somente 4 jogadores possuem mais de 10 braceletes da série – Phil Hellmuth (14), Phil Ivey (10), Johnny Chan (10), e Doyle Brunson (10).

6 – Howard “Tahoe” Andrew disputou 40 vezes o evento principal, entre 1974 e 2014. Ele não foi campeão em nenhuma dessas vezes, embora tenha outros 2 braceletes de outros eventos da série.

7 – O par de K, que é a segunda melhor mão inicial do Texas Hold’em, nunca foi uma das mãos vencedores de um evento principal da WSOP.

8 – Tommy Yate se qualificou para a WSOP de 2015 investindo apenas 1 centavo, em uma série de satélites online. Ele ganhou US$ 19.500 dólares após ficar em 486°.

9 – Somente 3 jogadores brasileiros possuem braceletes da WSOP, sendo eles: Alexandre Gomes, Andre Akkari e Thiago “Decano”.

10 – O Brasil só chegou uma vez a mesa final do evento principal, com Bruno Foster em 2014. Ele acabou em 8° lugar, o que lhe rendeu quase 1 milhão de dólares de premiação.

11 – Somente uma mulher fez mesa final do evento principal da WSOP. Foi em 1995, quando Barbara Enright acabou na 5° colocação.

12 – Em duas vezes os jogadores que tinham AA perderam o título, sendo eles Bobby Hoff que perdeu para 67o e Dewey Tomko que perdeu para QKs.

Ano que vem o sonho recomeça para jogadores ao redor do mundo. E, quem sabe, seja o momento certo para ver um brasileiro levando o título do torneio de poker mais importante do mundo. Seja como for, estaremos todos acompanhando e torcendo para que as melhores decisões sejam tomadas. Quem sabe não é você, que está aí lendo tudo, que vai nos levar ao título mais aguardado pela comunidade brasileira de poker?

Leia também