Imagine a seguinte situação: você está com AA no botão e ninguém entra na mão. Você dá raise e o jogador do big blind dá o call. A ação se desenrola até o river, quando a mesa traz um flush draw e te dá uma trinca e você perde para um 89 de copas, que pagou o seu all in completou um flush. Certamente já aconteceu com você em algum momento. Lembre bem desse exemplo, pois no final dessa coluna você vai desistir de se sentir mal quando isso acontecer de novo.

Por mais que você jogue de maneira correta, as vezes o resultado será inesperado. Uma carta no river pode completar uma mão pior do que a sua e fazer você perder com a melhor mão. Se você considerar apenas uma única mão, é possível que você afirme com certeza que o poker é um jogo de sorte. E um dos maiores segredos do jogo é exatamente esse, se você parar pra pensar.

A dinâmica do poker é simples: vence quem tem a melhor mão ou quem faz o adversário fugir, com mãos melhores ou piores do que a sua. Quando a mão chega no river, não há mais o que fazer a não ser aceitar o resultado. Mesmo que você jogue direito, a aleatoriedade das cartas pode simplesmente dar a vitória para o seu adversário. Mas se você continuar jogando certo, você vai ganhar mais dinheiro do que o jogador que fez uma jogada ruim, uma vez que as probabilidades e a matemática começarem a agir. O poker é realmente simples assim.

Quando começamos no poker, temos a impressão de que é um jogo de sorte. Quando nos tornamos jogadores intermediários, tentamos culpar o adversário por jogar de forma ruim e ainda assim vencer. Quando avançamos, percebemos o inevitável: jogadas ruins fazem você perder dinheiro e jogadas boas te fazem ganhar no longo prazo. O jogo é esse e se você tiver dificuldades de aceitar isso pode procurar um outro hobby, não dá para culpar o jogador por uma regra do jogo ou a sorte de quem tinha menos chances de construir uma mão e ainda assim conseguir fazer.

Se você jogar de forma correta com o AA e perder a mão, tudo bem. Torça para que o jogador com o 89 de copas continue jogando mal. Se ele pagou seu all in com apenas 15% de chance de vencer no river você pode fazer isso 100 vezes que vencerá 85 delas, em média. Se você quer considerar o poker usando como exemplo apenas 1 mão que você perdeu você não entendeu o poker, ainda. Mas se você sorrir, comprimentar o seu adversário e esperar pelas próximas 99 oportunidades você certamente sairá sorrindo no final.

A sorte no poker existe, sim. Mas se você quiser contar só com ela, você não vai ser um jogador que vai vencer neste jogo. Uma mão, um torneio ou uma sessão não são suficientes pra definir quem vence aqui. Você precisa considerar 100 mil mãos, 20 mil torneios ou 10 mil sessões de poker para perceber que no final das contas a habilidade falará muito mais alto do que a sorte.