Quantas vezes você já teve uma discussão com a sua namorada? Muitas né? E quantas vezes você achou que estava certo? Praticamente todas não é? Provavelmente você estava certo em algumas ocasiões, e errado em outras, mas este estudo acabou de comprovar que nós, homens, não sabemos quando estamos errados.

Se você é daqueles teimosos, que sempre acham que estão certos, a resposta pode ser o nível de testosterona no seu corpo. Os cientistas descobriram que quanto mais alto o nível de testosterona, mais o homem pode achar que está certo, mesmo que ele não esteja.

Culpa da testosterona

Segundo Colin Camerer, professor de economia comportamental da Caltech, que participou do estudo, o grupo que tinha os participantes com maior nível de testosterona – os grupos foram divididos entre aqueles que recebiam doses do hormônio e outro que não recebiam nada – acabavam fazendo um julgamento mais rápido em certas situações, em sua grande maioria, erravam.

Ao final do teste, os cientistas chegaram a conclusão de que apesar de ser algo instintivo, quanto maior for a influência hormonal da testosterona, no individuo, maiores são as chances dele estar errado e persista no erro.