Será que a idade realmente importa? Segundo pesquisadores da Emory University, em estudo recente, uma diferença de 5 anos entre o casal pode significar um aumento de 18% nas chances de divórcio se comparado a casais que têm a mesma idade.

O estudo feito com mais de 3 mil casais também sugere que uma diferença de 10 anos de idade aumenta a chance de divórcio para 39% e, se a diferença for maior que 20 anos, essas chances podem passar de 95%. A diferença de apenas um ano representa chance de 3% de separação.

diferenca-idade-casal

Lado bom

Nem tudo é regra (ainda bem) e tudo tem também o lado bom. Especialistas contam que a diferença significativa de idade entre o casal pode ser muito boa em muitos casos. De fato, os autores do estudo admitiram mais tarde que, embora houvesse uma correlação entre a diferença de idade e o divórcio, eles não poderiam prever definitivamente o risco de um casal.

Não é problema

Inclusive, ainda é possível crer que ser 20 anos mais velho que sua parceira pode ser uma vantagem. Segundo especialistas, um pode trazer vitalidade e, o outro, equilíbrio e experiência.

Se vocês se derem bem, tiverem facilidade de comunicação e de resolução de problemas, e se vocês se amam, isso é muito mais importante do que suas idades. E se as outras pessoas virem problemas com a diferença de idade entre vocês, isso é problema delas.

891