Olá, meu nome é Caio Bottura, tenho 23 anos e sou  fisiculturista profissional natural. Isso mesmo que você leu, natural. Já treino há 7 anos, e tenho diversos títulos no esporte, nunca usei nenhum tipo de esteroide anabolizante. Moro nos Estados Unidos, onde me formei em Strength and Conditioning, e participo de competições. Escrevi 2 livros que podem te ajudar a se desenvolver. Natural Bodybuilding, o guia completo de treino, e Dieta flexível & nutrição.

Muitas pessoas associam o esporte do fisiculturismo com drogas anabolizantes, principalmente a testosterona, que é responsável por acelerar o processo de construção de massa magra. De qualquer forma, com inteligência, consistência e níveis normais de testosterona, é possível ter resultados excelentes na academia.

Então chega de enrolação e vamos às cinco maneiras que podem te ajudar a aumentar sua testosterona naturalmente.

1- Coma gorduras

Calma, não é pra você sair correndo pra comprar fast foods. Mas também não corte as gorduras da sua dieta por acreditar que elas engordam. O que te engorda é o excesso de calorias (em termos simples).

A gordura é um macronutriente essencial e tem diversas funções cruciais no nosso organismo. E uma delas é a produção de hormônios, a testosterona por exemplo é formada a partir do colesterol (pra simplificar, vamos dizer que faz parte do grupo das gorduras), e não se preocupe, o colesterol que comemos não tem um impacto nos níveis de colesterol do sangue (na verdade o seu fígado gera mais colesterol do que você come em um dia). Procure fontes boas de gordura, como azeite de oliva, abacate, gema de ovo, até mesmo a gordura saturada tem seus benefícios, em quantidades moderadas. Evite a todo custo a gordura “trans”.

Concluindo: homens que têm uma dieta muito restrita em gorduras, têm níveis de testosterona mais baixos.

2- Coma mais vegetais crucíferos

Primeiro de tudo, coma vegetais, ponto. É incrível a diferença que acrescentar porções de verduras na dieta pode fazer na saúde de uma pessoa. Eles têm nutrientes como os fito-químicos que não estão presentes no seu multi-vitamínico.

Exemplos de vegetais crucíferos são: couve-flor, brócolis, nabo, espinafre, rúcula e outros. Eles contêm uma substância chamada de Indol-3-Carbinol, que vai afetar a metabolização do estrogênio de uma forma positiva. Melhorando os seus níveis de testosterona.

3- Relaxe

Pare de se estressar, não procure conflitos, relaxe e goze. O estresse é o seu pior inimigo, quando seu corpo entra em um estado de estresse, ele libera um hormônio chamado cortisol. Este hormônio aumenta a sua perda de massa magra, seu apetite e consequentemente ganho de peso, e suprime a sua produção de testosterona.

4- Durma

Simples assim, vá dormir. Eu sei que você ama, mas poucos realmente dormem bem. Dormir te ajuda a relaxar e baixar seus níveis de cortisol. O sono é de extrema importância quando falamos de ganhar massa magra, é durante o sono que você cresce. Dica importante: estudos mostraram que restrição de sono em homens causou uma queda na testosterona de 10 a 15%.

5- Faça sexo

Relaxe, durma e goze, quer conselhos melhor do que esses? Isso mesmo, transe mais, o seu corpo naturalmente aumenta a testosterona durante o sexo, sem falar que fica mais fácil relaxar e dormir depois, não é mesmo?

 

Espero que você tenha gostado das dicas! Se você quer saber mais sobre dieta e treino, eu já escrevi dois livros sobre o assunto, que ajudaram milhares de pessoas a conquistar o corpo dos sonhos, sem ter que recorrer aos anabolizantes. Aprenda a fazer dieta sem sofrer, e montar o melhor treino para você.

 

Meus Livros

Natural Bodybuilding – O guia completo de treino

Eu quero acreditar que você não é aquele cara (e nem aquela mina) que acha que basta tomar whey e correr na esteira para ter resultados. Fisiculturismo é coisa séria, e fisiculturismo natural é mais sério ainda – pois você só conta com seus próprios genes e sua disposição para ter resultados expressivos.

São 150 páginas onde você vai aprender os pilares de um treino bem-sucedido para ganhar massa, definição e até mesmo chegar ao estado de competição – se for esse seu objetivo.

 

Dieta flexível & Nutrição

Nessa nova edição do meu livro (e-book) sobre dieta flexível, eu vou te ensinar como calcular uma dieta para crescer sem uso de anabolizantes, e principalmente vou te ensinar a teoria por trás da prática.