Que a atividade física proporciona inúmeros benefícios ao corpo, a grande maioria das pessoas já sabe. Mas você conhece as cinco principais mudanças que a prática de exercícios pode gerar em seu corpo? Aumento da disposição e melhora da concentração estão entre as principais vantagens da realização de exercícios físicos, segundo a especialista Natalia Bruzzone, professora da Smart Fit, maior rede de academias da América Latina.

Redução do peso corporal, controle da pressão sanguínea e diminuição do estresse são outros benefícios, de acordo com Natalia. “Também observamos um metabolismo mais ágil, além de uma melhora na flexibilidade e condicionamento físico, no entanto, para alcançar esses resultados é preciso manter a regularidade nos treinos”, explica a especialista.

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Regularidade e dedicação

A professora ainda lembra ainda que para obter esses benefícios, é recomendável que a prática de atividade física tenha duração mínima de 30 minutos e deve ser realizada três ou mais vezes por semana, no caso de atividades aeróbicas, como caminhada, ciclismo, natação, dança ou corrida. Já os exercícios de fortalecimento muscular e alongamentos podem ser realizados, no mínimo, duas vezes por semana.

“Você pode não perceber, mas depois de meia hora de exercício físico seu organismo já começa a mudar para melhor. Essas alterações evoluem se você mantiver a atividade física na rotina e tornar isso um hábito”, complementa Natalia Bruzzone.

Confira as cinco principais mudanças que ocorrem no corpo com a prática de atividade física:

1 – Melhora o metabolismo

Quando a pessoa leva uma vida sedentária e começa a praticar algum tipo de exercício físico, rapidamente, o organismo acelera os gastos calóricos. Isso porque é necessário mais energia para atingir os objetivos dentro da atividade, exigindo que o metabolismo trabalhe de maneira mais rápida.

2 – Mais disposição

Justamente por acelerar o metabolismo, quem inicia a prática d e uma atividade física consegue ter mais disposição para as atividades dentro e fora da academia.

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3 – Melhora a concentração

Estudos apontam que o intenso fluxo de sangue que envolve o cérebro durante a prática de exercícios físicos é uma espécie de turbo para as células cerebrais. Trabalhando em alta atividade, elas garantem alta clareza mental antes, durante e depois da atividade física. Esse benefício é possível ser alcançado mesmo se praticado poucos minutos de exercícios.

4 – Aumenta o condicionamento físico

Aquela sensação de fadiga ao subir uma escada, por exemplo, diminui, pois, o coração fica mais condicionado, melhorando inclusive a circulação sanguínea.

5 – Melhora a flexibilidade

A atividade física exige uma mobilidade articular mínima. A pessoa sedentária que passa a praticar um exercício passa a forçar naturalmente novos limites de amplitude, assim como a coordenação motora e reflexos.

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