Basta o maromba aumentar uma anilha no supino que já quer sair por aí espalhando teorias malucas sobre musculação, vida fitness e etc. Por favor: não dê ouvidos a esses caras. É bastante óbvio dizer “procure um profissional”, mas é a pura verdade. O que vale pra uma pessoa, pode não dar certo pra outra, e assim, só um profissional especializado pode dizer o que funciona pra você.

Pegamos algumas dessas teorias que as pessoas espalham pelos corredores das academias e consultamos o professor Leonardo Lima, especialista da Smart Fit, maior rede de academias da América Latina, para desvendar mitos e verdades sobre musculação, para acabar com as suas dúvidas de uma vez por todas.

1 – Para perder peso devo realizar a musculação antes do trabalho aeróbico

Verdade

O primeiro substrato energético utilizado durante a prática de atividades físicas é o glicogênio. Como o treino de musculação esgota os estoques de glicogênio dos músculos, ao fazer os aeróbicos logo após o treino de musculação, o organismo será obrigado a utilizar como substrato energético as reservas de gordura corporal.

 

2 – Musculação vai me deixar muito grande

Mito

A musculação vai fazer com que o tecido muscular aumente o volume, contudo, o tecido de gordura é mais volumoso do que o muscular. Por exemplo, um praticante de musculação com 90 quilos pode ter um volume corporal menor do que um sedentário de mesma altura e peso. “Isso significa que um praticante de musculação pode ver suas medidas diminuírem conforme a evolução do seu treino”, explica Leonardo Lima.

 

3 – Idoso deve priorizar musculação ao aeróbico

Verdade

O mais importante é que a pessoa, independentemente da idade, faça o exercício que lhe traga mais satisfação e que essa prática seja contínua. Estudos comprovam os benefícios da musculação para pessoas da terceira idade devido ao fato de que, naturalmente, o idoso tem uma perda de massa muscular. Além disso, a musculação traz inúmeros benefícios, como a diminuição de dores articulares e aumento da disposição.

 

4 – Musculação não emagrece

Mito

No momento em que a musculação aumenta o volume muscular, proporciona um aumento do metabolismo, principalmente no repouso, e esse fator faz com que haja uma potencialização do gasto calórico e, por consequência, uma redução de peso.

 

5 – Qualquer pessoa pode fazer musculação

Verdade

O que muda é a diferença de um treino para o outro, a periodicidade e intensidade das atividades que serão realizadas. Os exercícios levam em consideração a individualidade de cada pessoa.

 

6 – Se você não sente dores no dia seguinte, o treino foi perdido

Mito

A famosa dor após o treino é uma resposta do corpo gerada pela inflamação dos músculos que pode simplesmente parar de acontecer quando o corpo se acostuma. Portanto, nem de longe, a dor é um marco confiável de progresso.