Você deve estar habituado a ouvir falar em problemas sexuais masculinos mais comuns como a ejaculação precoce e a disfunção erétil, certo? Mas nem sabia que existe mais uma delas que acomete homens em qualquer idade da vida: a anejaculação, em que o cara simplesmente não consegue ejacular.

Este é realmente um tema pouco discutido, mas a fisioterapeuta e sexóloga Fabiane Dell’ Antônio explica do que se trata: “A anejaculação é a dificuldade ou ausência total da ejaculação, mas a sensação do orgasmo é preservada. Alguns casos manifestam-se desde o início da vida sexual e outros em homens mais velhos que realizaram a cirurgia de retirada da próstata”.

Causas e tratamentos

Além de atingir uma faixa etária ampla, pode ter várias causas e precisa de um urologista para recomendar o tratamento adequado: “As principais causas que levam homens a desenvolverem essa disfunção são fatores emocionais, como não ejacular para não provocar a gravidez, insegurança, estresse e ansiedade. Medicamentos, alterações hormonais, uso excessivo de drogas e lesões de nervos após cirurgias pélvicas também podem influenciar”, destaca.

A especialista explica que o tratamento para a disfunção depende da causa do problema, a saúde geral do homem, idade e estado emocional. “Já em casos após retirada de próstata, não tem tratamento”.

Dicas para lidar com o problema:

  • Procurar tratamento médico com urologista para diagnosticar a disfunção na ejaculação e descobrir a causa
  • Dialogar com sua parceira
  • Entender que o orgasmo e o desejo sexual continuam independente disso
  • Procurar tratamento psicológico se isso afetar o emocional

Leia também