Você já foi adolescente e lembra o tabu que era a masturbação masculina. E, acredite, continua sendo. Tem muito homem por aí que sente uma certa “culpa” por se masturbar depois de casado, por exemplo, ou acredita em mitos que ficam por gerações na boca do povo.

É claro que, depois de adulto, a urgência da masturbação não é mais a mesma dos adolescentes, mas você ainda precisa disso para “se aliviar”. E não tem motivo para sentir vergonha disso. É uma necessidade comum e saudável.

+ Fazer sexo oral em uma mulher, além de tudo, faz bem à saúde

De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo site de produtos eróticos AdamandEve, somente 27% dos homens admitem se masturbar uma ou duas vezes por semana. De acordo com o Dr. Lawrence Utida, urologista da Clínica Unix, a masturbação deve ser encarada com naturalidade. Então, listamos alguns benefícios que a prática pode trazer para sua saúde:

1- Melhora do humor

“A masturbação libera endorfinas (neurotransmissores) e citocinas (substâncias que modulam a resposta imune) que são substâncias que aumentam a sensação de prazer, relaxamento, sono e consequentemente ativam circuitos de recompensa”, explica o Dr. Lawrence Utida. Ou seja, não é como o sexo, mas já melhora!

2- Ajuda no conhecimento do próprio corpo

“O cara passa a conhecer melhor os pontos mais sensíveis, excitáveis, dolorosos e o sinais pré-orgasmo. Fato que implica em melhora da qualidade e da segurança no ato sexual entre 2 pessoas”, comenta o urologista.

3- Previne a ejaculação precoce

O conhecimento do corpo evita a ejaculação precoce, melhorando não só o tempo da relação, mas também a qualidade.

4- Melhora a sua imunidade

“A ejaculação aumenta os níveis de endorfinas e cortisol endógenos (“hormônio do estresse”) melhorando a regulação do sistema imunológico, auxiliando na prevenção de doenças”, indica.

+ Viagra: respostas diretas para as 11 perguntas mais comuns sobre o assunto

5 – Contribiu para um coração saudável

Sabemos que qualquer exercício físico é bom para o coração e a masturbação também pode ser considerada um exercício: bombeia sangue! Fazendo regularmente, isso reduz significativamente o risco de doenças cardíacas e diabetes.

6 – Pode fazer você dormir melhor

Felizmente, a masturbação tem o mesmo efeito que o sexo e pode fazer você cair no sono. Acredita-se que isso é devido à inundação de endorfinas produzidas durante o orgasmo, que produz sono mais profundo e pode até mesmo ajudá-lo a dormir mais rápido, já que você vai estar mais relaxado.

7- Previne o câncer?

“Existem trabalhos que indicam que possa haver benefício na prevenção do câncer do próstata, porém, ainda necessitam de comprovação”, esclarece o Dr. Lawrence.