O ritmo do Carnaval é tão enérgico que chega a nos fazer crer que somos de ferro. Seja pelo feriado em si ou pela curtição da folia na rua, todo mundo quer encher a cara por não precisar levantar cedo no dia seguinte – nem no outro dia, nem no outro…

É o feriado prolongado mais aguardado do ano. E não importa pra onde você vai ou o que você vai fazer, as dicas da nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, são ótimas para você não sofrer e, melhor ainda, se prevenir daquela ressaca terrível.

Considerando que você vai pular carnaval na rua, em bloco ou até ir pra um churrasco muito doido, separamos as dicas em “antes”, “durante” e “depois” da bebedeira:

ANTES

Alimente-se antes de sair de casa

Já dizia o ditado que prevenir é melhor do que remediar. Neste caso, mesmo que a sua intenção não seja beber até cair, é bom seguir essa dica da nutricionista. “Se não for possível, aposte em barrinha de cereal, biscoitos integrais, barrinhas de nuts e sementes, frutas, alimentos que não ocupem muito espaço e que você possa carregar na bolsa a caminho da folia”, reforça Fúlvia.

DURANTE

Beba muito líquido

Você deve ouvir isso muito todos os dias – e não é à toa. Ainda mais com o calor que tem feito em todas as regiões do Brasil nesta época do ano. “Aguentar a maratona da festa requer do folião muita energia, disposição e uma alimentação e hidratação adequada. Por isso, é importante investir na ingestão de bastante água, água de coco, e bebidas isotônicas, por exemplo, que são fundamentais. Além da água, opte também por água de coco e suco de frutas naturais para a reposição dos minerais perdidos com a transpiração excessiva”, comenta a especialista.

DEPOIS

Recupere o sono

Se mesmo com tudo isso você foi cabeça dura e acordou de ressaca, tudo bem. A nutricionista recomenda que, primeiro, você durma por mais tempo para compensar o cansaço.

Beba água, chás e sucos

É claro que salvar você dessa não vai ser da maneira mais deliciosa do mundo, e aí vem a avó com os chás! A verdade é que os chás são realmente bons nessa situação: “É bom consumir chás relaxantes antes de deitar para que haja um maior relaxamento: erva cidreira, capim limão, melissa, chá ou suco de maracujá. E, durante o resto do dia, consumir muita água e até um suco verde”.

Inclusive, aqui segue uma receita fácil e não tão ruim:

Água de coco
Folhas de couve e/ou folhas hortelã
Abacaxi ou maçã
Lâminas de gengibre

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