O uso de drogas sempre foi um assunto muito controverso no mundo todo, enquanto o combate ao uso de entorpecentes muitas vezes não tem nenhum resultado, com campanhas que não conseguem apelo suficiente pra impactar os jovens, o governo holandês decidiu abordar o tema de uma forma totalmente diferente, e a iniciativa tem feito muito sucesso. O canal Drugslab é financiado pelo governo da Holanda, e produzido pela emissora pública holandesa, a BNN, conta com mais de 320 mil inscritos, e tem quase 10 milhões de visualizações.

Usando drogas no Youtube

A ideia a seguinte: três jovens, Rens Polman, Nellie Benner e Bastiaan Rosman, experimentem drogas de acordo com a indicação do público. Suas reações são gravadas para mostrar todos os efeitos que as substâncias possam causar. Toda sexta feira sai um vídeo novo, e cada episódio é dedicado a uma droga diferente. Os apresentadores contam a história da droga, como ela é feita, se é possível usá-la em aplicações medicinais, e claro, mostram seus efeitos e prejuízos causados pela droga em questão.

Jelle Klumpenaar, criador e produtor do Drugslab, disse em entrevista á BBC  que “Educar jovens sobre drogas é uma boa forma de evitar acidentes. E eles preferem pessoas reais contando histórias reais em vez de apresentadores lendo roteiros”. Ele ainda completa: “Não havia na internet um programa que desse essas informações de forma precisa para os jovens. Não há um jeito melhor de fazer isso do que usá-las em frente à câmera”.

Qual a sua opinião sobre o assunto?

Confira alguns dos episódios: