Com certeza você já ouviu falar sobre aquela pílula milagrosa que aumenta sua testosterona e libido sem nenhum efeito colateral e tem um preço amigo. Promete mais que anabolizante e nem precisa se furar? Hmm, calma lá, vamos entender isso primeiro. Suplementos que aumentam a Testosterona nem sempre fazem o que prometem.

Muitos jovens hoje em dia procuram suplementos milagrosos para ganhar massa muscular e a empresa de suplementos toma vantagem disso para encher o bolso de dinheiro. E então, eu tenho que fazer meu papel como um bom samaritano e abrir os olhos e um por um, aqui vou eu de novo. 

Suplementos que prometem o aumento de testosterona provavelmente são um desperdício de dinheiro, são raros os que realmente aumentam a testosterona, e mesmo se sua testosterona aumentar, isso não quer dizer que você terá resultados milagrosos ou parecidos com anabolizantes.  Nós já mostramos aqui 5 dicas pra aumentar a testosterona naturalmente

Como funciona

Deixe-me explicar brevemente. Primeiro de tudo, existe um intervalo normal de testosterona total em homens que vai de cerca de 300ng/dL até ~800ng/dL. Se você está dentro desses números o seu potencial de ganho de massa magra praticamente é o mesmo, independente de estar mais pro lado baixo (300) ou alto (800). As únicas diferenças notáveis seriam na libido e bem estar (baixa testosterona pode causar depressão). Quando você entra em níveis supra-fisiológicos (acima de 800) você começa notar uma diferença significativa no seu nível de massa magra, força, e recuperação muscular. E pra isso você precisa usar esteroides anabolizantes. 

Isso quer dizer que mesmo se algum suplemento aumentar sua testosterona total, isso não quer dizer que a sua testosterona livre aumentou. No seu corpo, grande parte da sua testosterona não esta “ativa” (livre) pois está ligada a proteínas transportadoras, para você ter uma ideia, apenas cerca de 2% da testosterona total do homem encontra em seu estado livre, e apenas a livre pode interagir com receptores e estimular a construção de massa magra. 

Suplementos que aumentam a Testosterona

Então para finalizar, vamos olhar o que a ciência diz sobre alguns suplementos populares do mercado que prometem aumentar a testosterona. 

Tribulus Terristris: esse é um fitoterápico que foi muito usado para aumentar a libido em homens, e por isso acreditava-se que ele tinha um efeito na testosterona. A verdade é que ele parece afetar a libido sem interferir nos níveis de testosterona por aumentar a expressão de receptores androgênicos no cérebro. Diversos estudos feitos em humanos normais e atletas não notaram nenhum aumento da testosterona. 

Maca Peruana: esse é um parente do brócolis usado como um afrodisíaco, ele pode aumentar a produção do esperma mas não aumenta a testosterona. Estudos mostraram que a suplementação de 1500-3000mg de maca peruana por doze semanas não aumentou a testosterona em homens saudáveis.

Ashwagandha: achamos nosso pote de ouro! Este é o único suplemento que pode ter um efeito positivo na sua testosterona, mas lembre-se, isso não necessariamente irá melhorar seus resultados na academia da noite pro dia. De qualquer formar, ele pode melhorar seu bem-estar e libido, e tem efeitos positivos no desempenho atlético e pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim.

8.233

Leia também