Ao contrário do que você pode imaginar, camisinha não é tudo igual. Existe uma variedade de tipos de camisinha e, acredite, cada pessoa reage de uma forma aos diferentes tipos de materiais e substâncias.

Você já ouviu falar de gente que tem alergia à camisinha? Pois é, e isso é muito comum, segundo a dermatologista Dra. Cíntia Guedes Mendonça, especializada em ginecologia: A alergia ao látex e aos derivados da borracha é comum, atingindo cerca de 1% da população, e pode aparecer desde uma irritação, vermelhidão e coceira na região genital até um choque anafilático”.

Tenho alergia à camisinha. E agora?

“Mesmo sendo alérgico é fundamental usar um preservativo para evitar as doenças sexualmente transmissíveis. Existem preservativos chamados látex free, feitos de poliuretano, um componente que pode ser usado tranquilamente pelos alérgicos ao látex. Uma opção aos preservativos masculinos é o uso do preservativo feminino, também feito de poliuretano”, recomenda a médica.

Camisinhas com cheiro e sabor

A presença de corantes, lubrificantes e perfumes também podem causar alergia. Para saber se é alérgico e a qual componente é preciso realizar o que chamamos de teste de contato. As substâncias suspeitas são colocadas de forma padronizada nas costas e a leitura do exame é feita depois de 48 horas.

Camisinha sem lubrificante

Os preservativos sem lubrificantes têm maior risco de rasgar durante as relações sexuais, porém tem um menor potencial alergênico. Mas quanto mais lubrificado, melhor, não é mesmo?

Camisinha com espermicida

Os preservativos com espermicida ainda estão em fase de teste. Mas existem algumas marcas brasileiras que já disponibilizam esse produto. “Ainda não se sabe se ele é eficaz. Acredita-se que o espermicida presente no preservativo possa alterar o látex, tendo uma maior chance de ruptura”, comenta a dermatologista.

Camisinha comestível

Essa novidade não funciona como preservativo, mas pode esquentar as coisas por aí. Gostoso pra quem usa e pra quem degusta, a camisinha comestível da Soft Love está disponível em 7 sabores diferentes (Black Ice; Chiclete; Hortelã; Maçã do Amor; Morango com Champanhe; Morango; e Trufa de Chocolate) e é rigorosamente testada dermatologicamente, ou seja, livre de alergias!

Camisinha texturizada

Segundo a Dra. Cíntia, “os preservativos com texturas podem causar pequenos cortes e machucados na região genital, dificultando as relações sexuais além de aumentar a chance de adquirir as doenças sexualmente transmissíveis”. Mas ainda assim, são uma opção pra quem quer variar na cama. Se você se sente seguro pra testar, vai nessa!

Leia também