Testosterona Corp.

Na manhã desta sexta (24) o Twitter acordou animado com uma polêmica que surgiu na madrugada. Um casal formado no Big Brother Brasil 17 deixou o clima esquentar debaixo do edredom e, depois de muita pegação, ouviu-se a moça, Emilly, pedir a Marcos: “Goza na minha boca”. A frase virou hashtag e passou o dia entre os assuntos mais comentados da rede social.

Marcada por piadas e críticas à situação, a discussão foi além do famigerado tabu “cospe ou engole”. Não vamos entrar na questão da exposição em rede nacional nem dar margem a nenhum tipo de julgamento – nosso ponto aqui é o sexo e a saúde.

Às vésperas do feriadão de Carnaval, é melhor resolver de uma vez as dúvidas sobre os riscos do sexo oral sem camisinha e, quem sabe, ajudar quem ainda não decidiu se cospe ou engole.

O Dr. Vitor Buonfiglio, urologista da Clínica Unix, explica que o principal problema na polêmica de “gozar na boca” é que o sexo oral sem o uso de preservativo pode trazer como consequência diversas doenças como gonorreia, hepatite e herpes labial. “Por isso, o uso da camisinha é recomendado em todas as relações. É importante lembrar que alguns homens são portadores assintomáticos do HPV e, neste momento, as mulheres se tornam vulneráveis a doença”, alerta.

Dr. Vitor também falou o que é verdade e o que é mito sobre esse assunto. Veja só:

 

1 – Engolir esperma faz mal

Mito.

“O esperma não faz mal. O que pode acontecer é uma ‘rejeição’ por nojo do líquido. Por isso, praticar o ato apenas quando realmente há um desejo é fundamental.”

 

2 – Esperma faz bem pra pele

Mito.

“Não há benefícios comprovados. É comum ler encontrar informações de que faz bem pra pele, mas isso é mito.”

3 – Tem efeito antidepressivo

Mais ou menos.

“O esperma possui uma grande quantidade de hormônios como testosterona e estrogênio, mas a concentração não é suficiente para afirmarmos este efeito”.

 

4 – O sabor varia conforme a alimentação do homem

Verdade.

“O esperma é uma secreção assim como a transpiração, por exemplo, por isso a mudança total do gosto é impraticável. Se o casal quiser que ele fique menos amargo,a dica é incluir a ingestão de frutas em todas as refeições.”

 

5 – Beber esperma deixa a pessoa mais saudável e emagrece

Mito.

Uma blogueira inglesa bebe suco com esperma todos os dias pra ser mais saudável. Bem, melhor repassar essa matéria até chegar nela porque o Dr. Vitor já disse que isso não é verdade. Bem, sobre emagrecer, também não existe nada nem perto de comprovado também. Se serve para a contagem da sua dieta, alguns sites chegam a dizer que uma colher de chá de esperma tem cerca 20 calorias.

6 – Algumas pessoas têm alergia ao esperma

Verdade.

Mas só cerca de 5% das mulheres no mundo têm alergia a sêmen. “Existem pessoas que podem ser alérgicas aos componentes do esperma, mas são casos raros. Se a pessoa tiver mesmo essa alergia, ele ocorre independente do tipo de relação.”

 

7 – Engolir esperma pode causar câncer no estômago

Mito.

As duas coisas não estão relacionadas. Porém, vale repetir: precisa ter cuidado. Recentemente um estudo inglês relacionou a prática de sexo oral sem proteção, com múltiplos parceiros, com a maior possibilidade da pessoa vir a desenvolver câncer de garganta. Isso se daria por ação do vírus HPV e que seria transmitido no momento do contato oral.