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Jeans, tênis e uma camiseta divertida. Nunca foi tão fácil para os homens saírem bem arrumados para qualquer lugar. Por onde você olha tem um cara com alguma estampa diferente, personalizada e cheia de atitude.

Um modelo de negócio que tem dado certo e atraído muita gente, as lojas online são o sucesso do momento quando o assunto é vestuário e compras pela internet. Empreendedores viram a mesma oportunidade em momentos diferentes e lacunas para públicos específicos e hoje lucram mais do que imaginavam quando fizeram o investimento inicial na ideia que, para muitos, chegou a parecer “loucura”.

Para todos os estilos e gostos, listamos 8 lojas online com camisetas masculinas estilosas e contamos um pouco sobre como surgiram, qual o conceito, quem são seus criadores e as estampas mais vendidas.

– CENSURA

Eric Armene, criador da Censura, contou que sempre “pirava” em fazer algumas criações e percebeu uma lacuna no mercado criativo, que é, na visão dele, predominantemente de apelo geek. “Nosso conceito sempre foi: ser diferente e criativo. Gostamos de abordar temas ligados a arte, humor, sempre com uma pitada de transgressão. Nosso slogan no ano passado foi “Ligue Mais o Foda-se”, esse mantra também é replicado na forma que conduzimos nossa linha criativa”, define Eric, que tocou o começo da empreitada sozinho, em 2014, até acertar com o sócio, Eduardo Ruiz.

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– BEER FREAKS

Camisetas, bonés, abridores de garrafa, enfim, tudo o que puder colocar a cerveja como personagem principal e que tenha bom humor e um duplo sentido. Com personalidade forte, nada do politicamente correto. O Marcos Mello, que criou a marca junto com Alexandre D´Andrea e Raphael Rodrigues, conta como são criadas as estampas: “Não temos uma regra, as ideias acontecem naturalmente e em situações diversas. Um liga para o outro, somos em 3 sócios (eu, Alexandre e Guilherme). Ou mandamos uma mensagem com a ideia, discutimos para ver se é interessante ou não. E, na maioria das vezes, elas vêm quando estamos bebendo cerveja!”.

 

– CAMISETERIA

“O Camiseteria é o primeiro e-commerce de camisetas do Brasil e já tem dez anos de vida entregando design e alegria em forma de camisetas”, conta o Fabio gary, representante do marketing. Os fundadores do Camiseteria são dois amigos de longa data, Fábio Seixas, personalidade muito conhecida no e-commerce brasileiro e Rodrigo David, designer.

O esquema de escolha das estampas lá é bem legal: “Qualquer pessoa que tiver conta em nosso site pode enviar suas estampas e participar dos vários concursos que temos por lá. Após o envio e a aprovação de determinada estampa, ela entra em votação popular aberta durante 10 dias. Se após esses 10 dias a estampa for bem votada e, posteriormente, aprovada pela nossa banca julgadora, ela é estampada nas camisetas. Ou seja, é um processo democrático, que pode premiar qualquer artista que mande sua estampa para o site”, explica Fábio.

– CHICO REI

A marca já tem 8 anos e começou com os sócio-diretores Bruno Imbrizi e André Pereira nos corredores do Instituto de Artes e Design da UFJF, com a vontade de produzir e vestir camisetas criativas e divertidas que não encontrávamos para comprar. Na época, eles se revezavam em todas as funções. Atualmente, a Chico Rei conta com mais de 50 pessoas no time. Tiago Vieira, assessor de marketing e comunicação da marca, contou como funcionam as coisas por lá: “Criatividade é palavra de ordem aqui na Chico Rei. Todo nosso trabalho se baseia em otimizar o processo criativo para alinhar velocidade e qualidade para surpreender positivamente sempre. Trabalhamos a ideia de design emocional”. O catálogo do e-commerce conta com mais de 900 produtos e existem mais de 350 lojas multimarcas que revendem Chico Rei por todo o Brasil.

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– FOOTBALL RETRÔ

A proposta da loja, criada pelo casal Rodrigo Peres e Cristina Karpinski há apenas 1 ano, é resgatar uniformes históricos e clássicos de clubes e seleções de futebol e também camisas comemorativas de importantes títulos conquistados. “Além das camisas, há também a reprodução fiel do design dessas camisas em jogos de futebol de botão, através de uma parceria muito legal com a Botões Clássicos”, conta Rodrigo. Diferentemente das outras lojas, a Football Retrô não tem produção própria e trabalha com algumas marcas, mas estão desenvolvendo um projeto em parceria com a Retromania para a fabricação de alguns modelos exclusivos.

A campeã de vendas? Rodrigo responde: “A camisa do Corinthian Football Club, clube inglês que inspirou a fundação do Corinthians Paulista é a campeã de vendas! Em segundo lugar, a histórica camisa do Liverpool, Campeão Europeu de 1978!”.

 

– REDBUG CAMISETAS

A RedBug está há 9 anos no mercado, criada por Juliano de Moura Caetano, que largou a agência de propaganda onde trabalhava para se aventurar no mundo das camisetas. “A nossa proposta é oferecer um produto que cause um impacto nas pessoas, especialmente aquelas que curtem cultura pop. É fantástico poder despertar a curiosidade das pessoas com um produto criativo”, explica Juliana Vale, responsável pelo atendimento da RedBug.

 

– QQY?

Nova no mercado (lançada em maio de 2015), a QQY vem com uma proposta muito original, como conta o idealizador da marca, Vinicius Fonseca: “A maioria dos nossos produtos são feitos para arrancar um sorriso e/ou aguçar a curiosidade das pessoas. O nosso próprio nome surge a partir disso: afinal, o que que é isso? O que que é ípsilon? O QQY? Nós não somos streewear, nem surfwear, nem sportwear e nem nada assim. Nós somos MensWear! Queremos fazer parte de todo o vestuário de um jovem e de um homem moderno, com essa pegada voltada para o bom humor e sempre atento às novidades que surgem principalmente na internet e nas redes sociais”.

Assim que criada, Vinicius chamou dois amigos para a sociedade: “Meu amigo de infância e principal responsável pelas ideias malucas da QQY, Rafaello Vizioli, e outro grande amigo, que conhece profundamente o ramo de tecidos, Georginton Oliveira – o Gamarra”. A primeira loja física será inaugurada em março, em Belo Horizonte.

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– VANDAL POWER

A proposta da Vandal é dar o máximo de liberdade na criação das estampas para todo mundo conseguir ter as camisetas com as estampas que elas quiserem: “As pessoas podem publicar no site a arte que elas quiserem e a gente só faz uma curadoria do local do site que a estampa vai aparecer”, explica Ricardo Dullius, um dos idealizadores. A Vandal existe desde 2011 e foi criada por Ricardo Dullius, Rafael Paixão, Luis Gomes e Ian Obraczka. A loja/escritório fica no Rio de Janeiro.