Você já ouviu falar no milionário russo Boris Bork?

Dono de uma vasta coleção de carros de luxo, tinha seu próprio helicóptero, jatinho, sendo visto constantemente na companhia de mulheres bonitas em jantares nos melhores restaurantes de Moscou e vários dígitos em sua conta corrente.

Bem, pelo menos era isso que seus seguidores no instagram acreditavam…

https://www.instagram.com/p/BF_GZ3eJuuN/?taken-by=borisbork

 

A verdade é que Boris não era real, nunca foi, e sim o fruto de um experimento social de dois amigos que queriam provar que não é preciso ter muito dinheiro para criar um personagem que viralize na internet.

Basicamente eles pegaram um velho com cara de rico e começaram a tirar fotos dele em situações que insinuavam que o cara era rico. Em poucos meses ele já estava com milhares de seguidores.

O consultor de marketing Roman Zaripov, de 23 anos, disse que a ideia surgiu depois de ler um artigo sobre o preço para criar uma estrela das redes sociais – segundo ele, o texto dizia que o valor poderia chegar a até oito dígitos.

Convencido de que poderia fazer isso por muito menos, procurou na rede social russa VKontakte alguém de meia idade – e que tivesse uma aparência “fresca” – para encarnar o papel de um milionário.

Foi assim que encontrou Boris Kudryashov, um aposentado disposto a participar do experimento.

 

https://www.instagram.com/p/BF37huIpuhe/?taken-by=borisbork

https://www.instagram.com/p/BEqrbIKJuu-/?taken-by=borisbork

 

Depois de seis meses, o jovem revelou em um post no Facebook a verdadeira história do famoso milionário:

Eles passaram vários finais de semana tirando fotos e publicando no Instagam até transformar Kudryashov – que recebe apenas uma pensão de pouco menos que 200 dólares – no milionário Boris Bork.

Bork chegou a aparecer em um clipe de uma famosa banda russa, enquanto esbanjava dólares e euros para todos e até recebeu propostas para que fazer divulgação de marcas de luxo.

O personagem fictício não só convenceu apenas seus milhares de seguidores – que não cessaram em se interessar pelo dia a dia de um milionário – como também recebeu em média mais de 30 mensagens por dia de empresas a fim de anunciar em sua conta no Instagram.

 

https://www.instagram.com/p/BFJjhOnJujA/?taken-by=borisbork