Nosso corpo anseia por café. Somos controlados por ele. Imagina a ausência dessa bebida em nossa rotina, desastre que faria. Podemos esperar desconfortos, bocejos, e a aquela vontade de ficar deitado na cama. Agora imagina todo o poder da cafeína somado a uma dose de uísque, estamos falando típico Café Irlandês.

O Café Irlandês é uma das melhores bebidas existentes no mundo, um café turbinado com uísque irlandês e creme de leite. O povo da Irlanda é movido por ele e temos que agradecer a eles por essa maravilhosa criação.

Como surgiu?

Há mais de 150 anos atrás, era bem comum misturar uísque ou outras bebidas com café. Em países como Irlanda onde a época do frio é rigoroso, claro que trabalhadores de fábrica, pescadores e agricultores iriam adicionar álcool para esquentar o corpo.

Isso virou uma tradição e acabou tomando conta da Escócia, Alemanha e outro países nórdicos, e anos mais tarde chegou na França. Entretanto, em sua chegada ao país, ganhou novas receitas com adição de outras bebidas alcoólicas.

Tudo começou em meados de 1943, no aeroporto de Foynes, localizado no condado de Limerick, oeste da Irlanda. Naquela época, o aeroporto era uma porta de entrada para voos transatlânticos, especialmente passageiros vindo dos Estados Unidos que desembarcavam em hidroaviões. 

No inverno daquela ano, um voo com destino a Nova York precisou retornar a Foynes devido ao mau tempo. Para alimentar os passageiros, Joe Sheridan, chef do restaurante do aeroporto, foi chamado novamente ao trabalho.

Os passageiros estavam com muito frio, para aquece-los, Sheridan teve a ideia de criar uma bebida calorosa, misturou café e uísque. Um dos passageiros ficou surpreso com a qualidade do café, ele questionou se o produto era brasileiro, Joe logo respondeu que esse era o típico Café Irlandês enquanto adicionava creme no topo da bebida.

Desde de então, a calorosa bebida se tornou parte oficial do menu do restaurante. Embora, o Foynes tenha encerrado suas atividades em 1945, o restaurante foi transferido para o aeroporto de Shannon. 

Se interessou em experimentar essa glorificante bebida. Não se preocupe, vamos ensinar como preparar um dos melhores café do mundo. 

Como fazer Café Irlandês?

Você vai precisar do seguinte ingredientes:

Ingredientes

27 ml de uisque irlandês

45 ml de café forte quente (expresso, de preferência)

18 ml de creme de leite fresco batido ou chantilly

1 colher de bar de açúcar

Modo de preparo

Escalde um copo de vinho com água quente. Coloque o açúcar no copo e em seguida o uísque. Complete com o café, deixando espaço para o creme de leite (ou chantilly) no copo. Mexa bem e deixe o líquido descansar um pouco. Então, vá adicionando o creme de leite, derramando-o bem devagar com uma colher.