Os homens estão mais preocupados com a aparência do que nunca. Ousam em cortes e penteados e, para muitos deles, arriscam os fios mais longos. Mas pra ter um bom cabelo comprido não é “só deixar crescer” e seguir a vida. Alguns cuidados precisam ser tomados pra que ele não te dê mais trabalho do que deveria. E o principal: não cause problemas.
Falamos com o especialista Wesley Troiano, e ele apontou os principais e mais comuns erros cometidos por homens de cabelo comprido.
1 – Lavar cabelo com água quente
Evite lavar o cabelo e a barba com água quente, pois isso aumenta a produção de óleo no couro cabeludo e na pele e, como consequência, pode causar efeito rebote e deixá-lo ressecado. O ideal é a água morna, nem tão quente, nem tão fria.
2 – Amarrar o cabelo ainda molhado
O maior pecado de todos é amarrar os cabelos ainda molhados. Isso produz fungo, danifica os fios, causa mau cheiro, além do cabelo perder o brilho e ficar com aspecto embaçado. Antes de prendê-los, seque e use os produtos adequados.
3 – Achar que não precisa passar nada além de shampoo e condicionador
Após lavar o cabelo e a barba, recomendo o uso de um óleo. Como as pontas dos cabelos não conseguem ser nutridas com a oleosidade natural que o nosso couro cabeludo produz, elas ficam ressecadas e embaraçam com facilidade.
O uso de cremes, óleos e finalizadores, como pomadas, resolve esse problema nos cabelos e na barba, pois vai deixá-los macios, cheirosos, além de alinhados com uma estética saudável.
4 – Achar que pode usar “qualquer produto”
Cada tipo de cabelo pede um produto específico, e isso não é frescura. Se o seu cabelo é oleoso, por exemplo, shampoo e condicionador certos podem ajudar a controlar essa oleosidade no couro cabeludo, evitar caspa, coceira, etc.