Galera, vi essa lista do Rodrigo Furlan, da Quatro Rodas, e achei interessante compartilhar com vocês. Selecionei as marcas mais famosas. A lista completa está aqui no link.

Montadoras-Hummer
Hummer (Estados Unidos)

Anos de atividade: 1992-2010

Modelos famosos: H1, H2, H3

Histórico: Impossível se esquecer dos utilitários brutamontes da Hummer. Originalmente, a marca produzia e fornecia veículos para as Forças Armadas norte-americanas, até que a AM General comprou sua estrutura e a adequou para uso civil. Em 1999, a marca foi adquirida pela General Motors, e nos anos seguintes chegou a ter seu modelos exportados mundo afora. Em 2009, quando a crise das montadoras nos EUA estava no ápice, a GM tentou vendê-la a uma empresa chinesa, mas o negócio falhou e a marca encerrou suas atividades.

Montadoras-maybach-06
Maybach (Alemanha)

Anos de atividade: 1909-2013

Modelos famosos: 57, 62

Histórico: Sinônimo de alto luxo, a Maybach tem uma história um pouco diferente em relação às demais da lista. Devido ao número baixo de unidades vendidas em anos anteriores, a Mercedes-Benz anunciou o encerramento da produção dos carros da marca para 2012. No entanto, a companhia alemã ressuscitou o nome Maybach no fim do ano passado, associando a uma versão de topo de linha do Classe S (S600).

Montadoras-mercury800
Mercury (Estados Unidos)

Anos de atividade: 1938-2011

Modelos famosos: Monterey, Grand Marquis, Sable

Histórico: Criada para cobrir a lacuna de mercado existente entre os carros da Ford e os da Lincoln, a Mercury é uma das mais longevas dessa lista, tendo existido por mais de 70 anos. No fim de seu período, apresentava um portfólio relativamente envelhecido, caro e que não trazia grandes resultados em termos de vendas (aproximadamente 1% do mercado norte-americano).

montadoras-oldsmobile-442-w-30-1970
Oldsmobile (Estados Unidos)

Anos de atividade: 1897-2004

Modelos mais famosos: Cutlass Supreme, Delta 88, Toronado

Histórico: Quando foi extinta, em 2004, era a montadora automotiva norte-americana há mais tempo em atividade. Foi referência em termos de modelos de luxo, além de ter sido a primeira marca a oferecer um carro equipado com transmissão totalmente automática (sem pedal de embreagem). Sua decadência começou na primeira metade dos anos 1990, e o encerramento de suas atividades foi anunciado pela General Motors ao fim de 2000

 

montadoras-plymouth-barracuda
Plymouth (Estados Unidos)

Anos de atividade: 1928-2001

Modelos famosos: Gold Duster, Neon, Voyager

Histórico: Por muito tempo, formou o “big three” da indústria norte-americana, ao lado de Chevrolet e Ford. Sua proposta era similar à das outras duas, isto é, vender veículos por preços mais acessíveis do que outras marcas de sua companhia-mãe (no caso, a Chrysler). Em 2001, com queda sensível nas vendas e certa canibalização com outras marcas do grupo, a Plymouth foi desativada, apesar de parte de seu portfólio ter continuado com o emblema da Chrysler.

 

Para quem quiser saber mais notícias do universo automotivo como novidades, avaliações, dicas ou precisar de ajuda para escolher o novo carro, não deixem de me seguir no twitter: @victorborgesmp!