Economizar é a palavra que rege as nossas vidas hoje em dia. O que pudermos fazer para sobrar um dinheiro no fim do mês, nós faremos. E um dos grandes gastos está transporte: o preço da gasolina está pela hora da morte.
Estudos realizados pelos engenheiros da Ford mostram que o estilo de direção pode influenciar em até 25% o consumo e o nível de emissões de um veículo. Por isso, reuniram as seguintes dicas para quem quer dirigir de forma mais econômica e sustentável.
1 – Planeje seu percurso com antecedência
Antes de sair, reserve um tempo para listar o roteiro de seus compromissos e os afazeres diários. Faça um “checklist” básico ou uma espécie de plano de ação, que o ajudará a poupar tempo precioso perdido no trânsito, com uma visão mais ambiental, sem ficar parado com seu veículo. Agrupe as tarefas em uma única viagem, eliminado vários trajetos de ida e volta e evitando áreas de tráfego intenso.
2 – Esvazie o porta-malas
No dia-a-dia, não transforme o porta-malas do carro em um depósito de objetos. É melhor esvaziá-lo. Um veículo carregando peso desnecessário vai consumir mais combustível. Se não for viajar, mantenha o compartimento de bagagem livre para quando realmente for necessário usá-lo.
+ Mustang foi o esportivo mais vendido do mundo em 2016
3 – Dê e pegue carona
Compartilhar roteiros traz várias vantagens econômicas, reduz o tráfego e, consequentemente, ajuda a diminuir a poluição pelo excesso de veículos nas ruas, além de incentivar as amizades – é muito mais divertido ter alguém com quem conversar do que dirigir sozinho.
4 – Dirija de forma consciente e segura
Evite acelerações fortes com o motor em alta rotação, frenagens bruscas e só mude de faixa se necessário, sempre sinalizando a mudança. Dirigir em velocidade excessiva aumenta o consumo de combustível. Estudos mostram que trafegar a 90 km/h em vez de 100 km/h, por exemplo, aumenta a eficiência energética ao redor de 10%.
Respeitar as velocidades indicadas garante maior durabilidade para os freios e pneus. Na estrada, veículos equipados com controle automático de velocidade também ajudam a tornar a viagem mais econômica e confortável.
5 – Faça manutenção preventiva do automóvel
Manter os pneus com a calibragem correta é importante para economizar combustível. Isso também garante vida útil maior e facilita nas situações de manobra. O ideal é checar a pressão dos pneus conforme o manual de proprietário do veículo a cada 15 dias.
Deve-se verificar o nível do óleo do motor com regularidade e, ao fazer a troca, fique atento às especificações recomendadas pelo fabricante para que o sistema de lubrificação do motor continue funcionando de maneira eficiente.
6 – Use ar condicionado com inteligência
A economia de combustível cai em até 15% quando o ar condicionado é usado em baixas velocidades. Portanto, dê preferência aos vidros abertos sempre que estiver dirigindo nestas condições. No entanto, a partir de 90 km/h, é melhor usar o ar condicionado do que abrir as janelas. Isso porque o veículo terá menos resistência ao vento com os vidros fechados, o que permite o uso do ar condicionado de forma mais eficiente.
7 – Pense em alternativas na cidade
Dirigir é prazeroso em muitas situações. Mas também é saudável caminhar, andar de bicicleta ou, em muitos casos, usar transporte público em determinados roteiros. O meio ambiente também agradece. A mudança de ritmo pode ajudar a apreciar mais o tempo que passa ao volante do seu automóvel.
8 – Considere ter um carro híbrido
Carros híbridos estão ganhando força no mundo e o caminho natural é avançar em muitos mercados. Um automóvel como o Ford Fusion Hybrid, por exemplo, combina dois motores, elétrico e a gasolina, e garante um nível superior de eficiência.
O motor elétrico funciona em condições urbanas e o propulsor a gasolina nas velocidades maiores, principalmente na estrada. A economia de combustível pode significar uma soma considerável, sem contar o ganho ambiental. O híbrido da Ford, por exemplo, é capaz de rodar com uma média de 16,8 km/l de combustível devido às suas tecnologias avançadas, além de oferecer o conforto de um sedã de luxo.