Na hora de comprar um carro novo muitas dúvidas podem surgir. É comum que os consumidores fiquem indecisos entre investir em um modelo zero quilômetro mais básico ou um seminovo com mais opcionais.

carro novo

Volanty, autotech que conecta compradores e vendedores de seminovos, dá algumas dicas que revelam o que vale mais a pena para quem quer trocar de carro.

Dicas na hora de comprar um carro novo

1. Custo-benefício

O carro zero pode desvalorizar em até 30% no primeiro ano, isso sem contar os custos com documentação e emplacamento. Outra desvantagem do carro zero mais básico é que a instalação de opcionais implica em mais gastos em algum momento.

Enquanto isso, o seminovo já passou pela fase mais intensa da desvalorização e existem opções no mercado bastante completas, com opcionais que atendem a necessidades de todo tipo. Dica: procurar por opções que tenham tido um único dono e melhores condições estéticas. Ao adquirir um seminovo é possível fugir do prejuízo da depreciação e ainda assim usufruir de um carro novo e um bom tempo longe das manutenções.

O custo-benefício dos seminovos chama atenção na maioria das vezes, pois por um valor mais em conta ou equivalente ao de um carro zero básico, o comprador pode adquirir um veículo mais sofisticado, potente e equipado com opcionais interessantes. Para quem quer economizar no combustível, também é uma boa alternativa comprar um seminovo híbrido, característica que pode custar caro tanto para instalação quanto em um carro zero.

Opicionais

Quando se trata de opcionais, os acessórios de segurança vêm tendo cada vez mais destaque no mercado, os mais procurados atualmente são itens como sistema de freio ABS, airbags e alarmes. Câmeras e sensores, controle de estabilidade, protetor de cárter, repetidor de seta, retrovisor eletrocrômico e acessórios de conforto também são diferenciais que valorizam um seminovo.

Uma preocupação frequente dos compradores ao analisar um seminovo é a garantia. Na Volanty todos os seminovos possuem garantia de um ano, além de ser inspecionados por especialistas. A economia em relação ao carro zero pode ser bastante relevante.

Por exemplo, o Chevrolet Onix, carro que ocupa há alguns anos o posto de líder em procura no Brasil, segundo a Fenabrave, pode chegar a ter um valor 15% mais barato que o mesmo modelo zero quilômetro. Na tabela FIPE o modelo Onix Joy 1.0 ano 2017 zero quilômetro é avaliado em R$ 40.607, o mesmo carro no catálogo da plataforma sai por R$ 34.500, sendo de único dono, com airbag e sistema de freios ABS.