reduzir-consumo-combustivel-2

Na semana passada falamos dos carros mais econômicos do Brasil. Assunto em alta quando se lembra que a gasolina está valendo mais que barras de ouro, que valem mais que dinheiro. Vamos falar agora de como fazer, independente do seu carro, para reduzir o consumo de combustível. Não adiantar comprar um 1.0 e acelerar igual aprendemos no Need for Speed Underground. Boas condutas de circulação, além de reduzirem o consumo de combustível, aumentam a vida útil do nosso veículo.

1 – Ande com os pneus calibrados
É a dica que praticamente todo mundo sabe, mas quase ninguém cumpre. Calibrar os pneus de 15 em 15 dias tem que ser obrigação de qualquer motorista. Pesquisas apontam que uma calibragem incorreta pode ser responsável por até 20% do consumo do seu carro!!! Além disso, pneu não calibrado tem vida útil menor, ou seja, andar sem calibrar os pneus e jogar dinheiro fora.

2 – Acredite, você não precisa dirigir igual ao Toretto
Além da calibragem dos pneus, o tampo de troca de marcha é vital para melhoria do consumo do seu carro. O manual do proprietário tem as informações exatas de troca de marcha, mas o que vale mesmo é o bom senso. Esticar cada marcha e esperar que o carro implore para trocar, além de ser prejudicial ao motor, vai levar o nosso consumo às alturas. Dica para quem tem carro 1.6 ou um 2.0: dentro da cidade (ou até mesmo na estrada) você raramente precisa passar dos 2000/3000 rpm, ande de ‘leve’ e seu carro irá consumir próximo de um 1.0 (experiência própria).

reduzir-consumo-combustivel

3 – Entenda a dinâmica do trânsito
Acelerações desnecessárias e arrancadas bruscas são manias que temos e que aumentam o consumo do combustível. Entender a dinâmica do transito, observando o fechamento de um semáforo ou a redução da velocidade do tráfego é importante para evitar acelerações desnecessárias no nosso dia a dia. E ainda sobre as “acelerações desnecessárias”, evite as acelerações inúteis antes de desligar o carro.

4 – Manutenção em dia
Manter a troca dos componentes de desgaste do seu carro em dia, de acordo com o manual do proprietário do seu veículo, também é importante para melhoria do desempenho dele. Atenção especial para as velas, filtros de ar e combustível, além do alinhamento e balanceamento. E para a mulherada, não precisa de esperar o namorado/pai/marido para isso, o manual do seu carro tem todas as informações de manutenção para você levar para concessionária ou mecânico de confiança.

Ainda podemos lembrar de:

– Não deixe que seu carro vire um segundo armário. Quanto mais peso, maior o consumo de combustível;

– Abandone o antigo costume de descer na “banguela” (ponto morto). Carros com injeção eletrônica consomem mais na banguela do em uma marcha leve (5ª marcha, por exemplo). Em carros com computador de bordo você consegue comprovar isso.

– Prefira combustíveis de qualidade – Evite aquele posto esquisito com gasolina muito barata: é fria!

– Perfumaria – Rodas fora do padrão, equipamentos alterados, suspensão rebaixada, além de ser um risco para sua vida e dos outros, também são prejudiciais para o desempenho do seu carro.

– Planeje sua rota. Ligue o Waze e busque fazer caminho mais curto!

– Não fique dando volta em busca do posto mais barato. Cinco centavos de diferença podem não valer a pena devido aos quilômetros percorridos.