Quando falamos em cerveja, logo vem na cabeça a imagem de sol, praia, piscina, calor, verão… Não é mesmo?! Pois é, tradicionalmente pensamos assim, que o inverno combina mais com vinho ou outras bebidas quentes.  Para quebrarmos este mito, vamos apresentar uma lista com 12 cervejas nacionais para serem consumidas no inverno! Isso mesmo, no inverno! As cervejas para esta época do ano tendem a ser mais encorpadas e com uma graduação alcoólica maior, para provocar a sensação de aquecimento gerada pelo álcool. Isso sem falar nas maravilhosas harmonizações entre cerveja e comida.

Vamos para a nossa lista então?! Doze cervejas nacionais que combinam com o inverno:

cerveja1

1 – BADEN BADEN CELEBRATION

Estilo: Double Bock (Doppelbock)
ABV: 8,2%
Copo indicado: Snifter

Relançada todos os anos em edição limitada, a Celebration Inverno foi elaborada para celebrar o sabor do inverno. Ela possui cor castanho escuro, aroma de maltes torrados que remetem a chocolate e café e corpo intenso. A Baden Baden Celebration Inverno é uma cerveja encorpada e acompanha muito bem pratos como feijoada, carnes vermelhas como de vitela, carne de porco assadas ou grelhadas, e queijos Parmesão, Roquefort e Gorgonzola. Além disso, é excelente para acompanhar as sobremesas a base de chocolate amargo.

cerveja2

2 – BAMBERG BAMBERGERATOR

Estilo: Doppelbock
ABV: 8,2%
Copo indicado: Snifter

O estilo Doppelbock é marcado pela presença de malte, tanto no aroma quanto no sabor. O lúpulo tem papel crucial, equilibrando a doçura do malte e deixando a cerveja mais fácil de ser bebida. O teor alcoólico alto de 8,2% aparece com a sensação de calor, sem predominar no aroma e no sabor. A Bambergerator harmoniza com comidas gordurosas, ensopados, pratos apimentados, carnes de caça e queijos maturados por longo período.

cerveja3

3 – BODEBROWN CACAU WEE

Estilo: Scotch Ale com cacau
ABV: 8,0%
Copo indicado: Snifter

A Cacau Wee foi desenvolvida como uma das variações da primeira cerveja da Bodebrown, a Wee Heavy. Ela é composta por sete tipos de maltes, levedura escocesa e adições generosas de cacau brasileiro (pedaços da semente do Cacau com tosta controlada) proveniente de fazendas na cidade de lhéus, Bahia. A Cacau Wee harmoniza com sobremesas a base de chocolate, frutas vermelhas e cheesecake.

cerveja4

4 – COLORADO ITHACA

Estilo: Imperial Stout
ABV: 10,1%
Copo indicado: Snifter ou Shaker

Feita com malte, lúpulo e rapadura queimada. Tem elevada longevidade e evolução de sabores com o tempo, sendo uma excelente cerveja para guarda. A Colorado Ithaca traz notas de café, chocolate amargo e uma sensação de aquecimento devido a sua alta graduação alcoólica. Harmoniza com carnes de caça, queijos duros bem maturados, presunto cru e sobremesas caramelizadas, como crème brûlée e pudim de leite.

 

cerveja5

5 – DUM PETROLEUM

Estilo: Cocoa Imperial Oatmeal Stout
ABV: 12%
Copo indicado: Snifter ou Shaker

Cerveja negra como o Petróleo, com adição de cacau e aveia. Seus 12% de teor alcoólico estão bem inseridos com notas aromáticas marcantes de café e chocolate meio amargo, proveniente dos maltes tostados e adição de cacau belga. O sabor segue o aroma, e apresenta um amargor muito pronunciado para equilibrar as características do malte e do álcool. O corpo é muito denso e cremoso, o retro gosto prolongado e aquecedor é bastante marcante. Harmoniza muito bem com carnes fortes e sobremesas, principalmente as que levam sorvete de creme.

cerveja6

6 – EISENBAHN WEIZENBOCK

Estilo: Weizenbock
ABV: 8,0%
Copo indicado: Weizen

A Eisenbahn Weizenbock é uma cerveja escura de trigo com alto teor alcoólico. Assim como a Weizenbier, possui ótima formação de espuma, sabor e aroma frutados, porém tem corpo mais intenso com notas de torrefação. Harmoniza com pato, carne de cervo, carne de vitela, goulash e comida chinesa. Entre os queijos, combina com os azuis, como roquefort, stilton, gorgonzola e reblochon.

cerveja7

7 – OGRE BEER JACU DO MATO

Estilo: Malt Liquor / Euro Strong Lager
ABV: 8,7%
Copo indicado: Snifter

Engana-se quem acha que somente as cervejas Ales podem ser complexas de sabores e aromas. Esta obra prima da Ogre Beer é produzida com uma alta quantidade de malte com melado de cana e pinhão do Paraná. Além de uma boa pegada de lúpulo para equilibrar esSa mistura, que combina com barreado, carne de pato.

cerveja8

8 – SEASONS CIRILO COFFEE STOUT

Estilo: American Stout
ABV: 6,8%
Copo indicado: Shaker ou Pint Americano

Uma excelente American Stout de cor preta, com aroma tostado, de café e chocolate e sabor bastante tostado e com amargor de café e lúpulo. Possui bastante corpo, fornecido por maltes especiais e adição de café tipo cerrado mineiro. Harmoniza com BACON, assim como carne vermelha ou de porco com molhos marcantes! Também vale para chocolates e sobremesas bem doces, como um apfelstrudel ou um sorvete de creme.

cerveja9

9 – TUPINIQUIM MONJOLO FLORESTA NEGRA

Estilo: Fruit Beer
ABV: 10%
Copo indicado: Snifter

 

Os gaúchos da Tupiniquim pegaram a sua Monjolo Imperial Porter, adicionaram uma dose extra de cacau e favas de baunilha e completaram essa mistura com muita framboesa. O resultado é surpreendente, uma “Fruit Beer” que nos remete a sobremesa “Floresta Negra”. Harmoniza com alimentos apimentados, churrasco, salsicha e sobremesas a base de chocolate.

cerveja10

10 – WÄLS QUADRUPPEL

Estilo: Quadruppel
ABV: 11%
Copo indicado: Snifter ou Goblet

Cerveja do estilo Belgian Strong Ale Quadruppel, elaborada com quatro tipos de malte, nobre cepa de levedura, lúpulos especiais e várias especiarias. Coloração marrom rubi, equilibrado amargor e espuma aveludada. Intenso aroma e sabor de malte, chocolate toffee,mel e frutas secas. Maturada em carvalho francês marinado com cachaça genuinamente mineira. Refermentada na garrafa com 11% de álcool. Harmoniza com carnes de caça, cordeiro, azeitonas, queijo de cabra e receitas condimentadas.

cerveja11

11 – WAY AMBURANA LAGER

Estilo: Specialty Beer
ABV: 8,4%
Copo indicado: Sbifter ou Tulip

A Amburana Lager é a cerveja mais brasileira da Way Beer. Com notas de baunilha e fruta seca, ela passa por um processo maturação dentro de um barril de Amburana cearensis, uma madeira genuinamente nacional. O resultado é uma cerveja escura, encorpada, de alto teor alcoólico e brasileiramente agradável. Harmoniza com carnes vermelhas grelhadas contendo gordura entremeada ou com sobremesas que contenham chocolate ao leite e creme.

cerveja12

12 – WENSKY BITTER BOCK

Estilo: Bitter Bock (Bock tradicional)
ABV: 7,7%
Copo indicado: Snifter ou Tumbler

Cerveja de coloração âmbar, que leva em sua composição melado de cana e o lúpulo Lubliner, originário da Polônia. O melado de cana junto do malte é evidente a cada gole. Harmoniza com comidas gordurosas, ensopados, pratos apimentados, carnes de caça e queijos maturados por longo período.

Não se lembra que copos são estes os indicados? Então acesse o nosso post falando sobre “O copo ideal para cada tipo de cerveja”!

EIN PROSIT, E ATÉ A PRÓXIMA!