christimas-beer
O Natal vem chegando e com ele a generosa ceia que a belezinha da nossa vovó passou o ano inteiro pensando no cardápio. Os lares brasileiros ficam com as mesas repletas de opções de comida na noite do dia 24. Sem dúvida, algum tipo de carne será a protagonista desta ceia (os vegetarianos que me desculpem), onde as famílias optam pelo tradicional peru natalino ou outras variedades de carne suína e bovina. E, para beber, o que pode acompanhar esta variedade de carnes?

Refrigerante? Suco? Água? Outros serão mais sofisticados e responderão: “Um bom vinho tinto para as carnes vermelhas ou um vinho branco para as carnes leves!”. Bem, em uma regra geral, até podemos considerar. Mas você já pensou em harmonizar a sua ceia natalina com uma cerveja especial?

Quando falamos em cervejas especiais, saímos das tradicionais american’s lagers e partimos para cervejas com cores, cheiros, sabores e texturas diferentes!

Conhecidas como Xmas Ales, essas cervejas são feitas de forma sazonal, apenas nas épocas natalinas, apresentando cores que vão do amarelo claro ao marrom avermelhado, com notas bastante aromáticas e frutadas, mais encorpadas e um pouco mais alcoólicas.

A primeira das três sugestões, a Bamberg Weihnachts, não tem um estilo definido. Feita a partir de maltes de cevada, trigo e centeio, é uma cerveja de alta fermentação, conhecida como Ale, de cor marrom avermelhada, com 6% de álcool (ABV) e que apresenta um sutil defumado, que combina diretamente com os pratos da ceia natalina.

A Baden Baden Christmas Beer, como segunda sugestão, também não tem um estilo definido. Refrescante e frisante, sua textura é similar à do espumante! Feita a partir de malte de trigo, é uma cerveja clara, com 5,5% de álcool (ABV), ideal para acompanhar o peru natalino ou até mesmo com panetone e frutas secas e passas.

A terceira e última sugestão é a Eisenbahn Weihnachts, que também é desenvolvida especialmente para o Natal. É uma cerveja do tipo ale, que se apresenta mais encorpada, alto teor alcoólico, em torno de 6% (ABV), traz sabores de malte e especiarias, harmonizando perfeitamente com a ceia.

Com certeza a sua noite de Natal será ainda mais harmoniosa e prazerosa! Experimente estas sugestões e depois conte qual a sua opinião!

EIN PROSIT, E ATÉ A PRÓXIMA!

Por: Diego Pucci