deus
Mais um ano que chega ao fim! Para alegria de uns e tristeza de outros, 2014 vai acabar em poucos dias com a tradicional contagem regressiva seguida do prazeroso brinde de “Feliz Ano Novo”. Tradicionalmente nos brindes, a maioria dos brasileiros, os fazem com espumantes ou vinhos, mas você já pensou em fazer este brinde com uma Bière Brut?

Bière Brut é um estilo de cerveja que que aparenta ser um espumante, mas não é e pode ser uma boa opção para um brinde de ano nove bem diferente! Estas cervejas, são feitas a partir de uma base clara, normalmente uma Strong Golden Ale, que passam por uma segunda fermentação na garrafa e pelo processo Champenoise.

Apesar do processo de Champenoise nos vinhos ser bastante antigo e conhecido desde a época de Dom Perignón, em 1600, o uso desta técnica nas cervejas é bem recente. Obviamente que seus precursores desta técnica foram os belgas, que sempre contribuíram, e muito, para a cultura cervejeira.
A história das Bières Brut começa com a lendária DeuS Brut des Flandres, a pioneira no processo de Champenoise. A cerveja DeuS Brut des Flandres é única, inesquecível e demora mais de um ano para ficar pronta. Ela é feita na Bélgica, pela cervejaria Bosteels, a mesma que produz rótulos famosos como Pawel Kawak e Tripel Karmeliet). Após a produção na Bélgica, esta cerveja segue para uma vinícula francesa, onde é adicionado o fermento de champagne e onde repousará por muitos meses.

Para filtrá-la, a garrafa é rotacionada dia após dia até que fique na posição vertical, processo chamado remuage. Após a remuage, é feito o processo de dégorgement, onde o pescoço da garrafa é congelado e pela pressão da garrafa retira-se o fermento.
A DeuS Brut des Flanders é uma cerveja de aroma extremamente complexo com notas de maçã, hortelã, tomilho, gengibre, pêra, uva verde, abacaxi, coentro, pimenta-da-jamaica e cravo-da-índia. O sabor desta cerveja também é complexo, mas refrescante e delicado, não deixando transparecer sua graduação alcoólica elevada, de 11,5% ABV.

Uma excelente opção nacional de uma Bière Brut e a Eisenbahn Lust, sendo a terceira cerveja do estilo no mundo e no Brasil, a primeira! Depois da fermentação e maturação normal, a cerveja é enviada para uma vinícola, onde fica por três meses e passa pelo processo Champenoise. Possui aroma frutado e paladar refrescante. Apresenta perlage fino e numeroso com espuma cremosa.

Existe ainda a edição Lust Prestige, outro rótulo Champenoise, que fica um ano no processo de maturação, com isso, apresenta paladar mais seco e aromas amanteigado, de brioche e tabaco. Para a degustação destes rótulos, é aconselhado o uso de copos do tipo flute, goblet ou trapista!

EIN PROSIT, E ATÉ A PRÓXIMA!

Diego Pucci