Diretamente da cervejaria Halve Maan, da cidade belga de Bruges, foi inaugurado o primeiro “cervejoduto” do mundo! Os dutos, com cerca de três quilômetros de extensão, transportam a bebida da fonte para o local de engarrafamento.
O projeto custou aproximadamente US$ 4,5 milhões e foi possível através de um financiamento coletivo (crowdfunding) feito pela fabrica, que conseguiu juntar mais de 400 doadores. Dentre as recompensas, a cervejaria promete cerveja grátis grátis pelo resto da vida para quem doasse o maior valor para o projeto.
Como exemplo dos apaixonados pela cerveja, Philippe Le Loup, dono de um restaurante local, doou cerca de US$ 11 mil para o financiamento.
Segundo Xavier Vanneste, atual diretor da empresa criada no século 16, a ideia dos dutos foi uma saída para reduzir os gastos com transportes. Bruges é uma cidade medieval, cheia de construções antigas, tombada pela Unesco, recebe cerca de 2 milhões de turistas por ano, o que acaba tornando tudo mais difícil para os caminhões de mercadorias, especialmente pelo centro, que acabavam congestionando as ruas estreitas.
O cervejoduto tem capacidade para enviar cerca de 4 mil litros de cerveja por hora ou o equivalente a mais de 12 mil garrafas e deve operar 24 horas por dia.
Mais uma bela oportunidade para você conhecer a Bélgica!
Lá na Folha
Aposto que alguns irão lembrar do nosso ‘cervejoduto’ aqui no Brasil. Nós ficamos conhecidos mundialmente através da fama da cidade do chopp Ribeirão Preto (SP) que circulava a história de um “choppduto”, um duto subterrâneo levava o chope da antiga fabrica da Cervejaria Antárctica e ia direto para uma choperia Pinguim, mas infelizmente só passou de uma lenda para nos deixar com mais inveja ainda agora dos belgas.