Ah, o aroma de uma boa cerveja! Cítricos, herbais, frutados, selvagens… a gama de cheiros que uma cerveja pode ter é enorme! Some-se a isso a criatividade dos cervejeiros mundo afora, os limites são levados ao infinito. As cervejarias americanas Oskar Blues e DC Brau colocaram mais um aroma inusitado nessa lista. Sua nova criação colaborativa Smells Like Freedom tem cheiro de maconha. A cerveja é uma IPA de 7% ABV e foi feita em homenagem à Initiative 71, que legalizou a posse e o cultivo da erva em Washington (ainda a compra e a venda são proibidas). O resultado foi obtido com o uso de um mix de lúpulos que lembram o aroma de maconha fresca. Pra quem ainda não sabe, o lúpulo é um “primo distante” da cannabis, por isso a similaridade.

A ideia partiu de um encontro das duas cervejarias e da semelhança entre os seus estados de origem – a DC Brau é de Washington e a Oskar Blues do Colorado – que já legalizaram a maconha recreativa. “Ei, isso é algo que temos em comum, além da cultura cervejeira”, disse o co-fundador da DC Brau, Brandon Skall.

A edição limitada da cerveja foi lançada no último dia 17 de março, numa festa especial na capital americana, em barris e latas. Segundo relatos, a noite estava com uma neblina muito forte, mas os que foram à festa se divertiram muito, pelo volume das gargalhadas ouvidas.

Oskar-Blues-DC-Brau-Smells-Like-Freedom